PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO 1º SEMESTRE, DO CURSO DE MEDICINA, ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NAS MONITORIAS DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA HUMANAS
Resumo
INTRODUÇÃO: No contexto acadêmico, as metodologias ativas surgem como ferramenta didática e proporcionam aos discentes a exploração de novas alternativas para consolidar o conhecimento de cunho prático. Dentre as metodologias ativas utilizadas no semestre 2020.1, nas monitorias de Histologia e Embriologia Humanas estão: simulados práticos, dinâmica de sorteio de estruturas histológicas para visualização ao microscópio e exposição de modelos embriológicos tridimensionais. OBJETIVOS: Avaliar a percepção dos discentes do 1º semestre acerca do uso de metodologias ativas nas monitorias de Histologia e Embriologia e compreender seu impacto na aprendizagem dos discentes. METODOLOGIA: Foi realizado um levantamento de dados, com 35 alunos matriculados no 1º semestre no curso de Medicina-UFC Campus Sobral no período letivo 2020.1, por meio da aplicação de um questionário contendo dez perguntas de múltipla escolha, na plataforma virtual Google Forms®. RESULTADOS: Na amostra analisada, 82,9% dos discentes avaliam como excelente o uso de metodologias ativas nas monitorias de Histologia e Embriologia e 17,1% avaliam como regular. Quanto à metodologia de maior impacto no conhecimento da disciplina, 62,9% afirmaram ter sido: a aplicação de simulados práticos para identificar estruturas histológicas. Com relação ao aprendizado nas monitorias com tais metodologias, em uma escala de 1 a 5, considerando 1 irrelevante e 5 muito relevante, 42,9% dos estudantes atribuíram conceito 5, 45,7% conceito 4 e 11,4% conceito 3. A maioria, 88,6% dos estudantes, considerou que os monitores devem explorar mais esse tipo de metodologia. CONCLUSÃO: Dessa maneira, a utilização de metodologias ativas nas monitorias de Histologia e Embriologia é bem avaliada pelos estudantes e mostra-se eficaz na consolidação dos conhecimentos da disciplina. Logo, é importante dar continuidade a tais atividades, visto que novos métodos de ensino propiciam maior engajamento e aprendizagem dos discentes e do aluno-monitor.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.