PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA MONITORIA DE FARMACOLOGIA DURANTE A PANDEMIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19interrompeu as atividades presenciais em 91% dos estudantes no mundo (UNESCO, 2020). Em 2020, com o distanciamento físico e suspensão das aulas presenciais, a Universidade Federal do Ceará (UFC)desenvolveu um plano pedagógico para a manutenção das aulas em formato remoto. OBJETIVO: Analisar a opinião dos discentes acerca das metodologias utilizadas na pandemia com relação ao formato presencial. METODOLOGIA: Foram utilizadas metodologias ativas como mapas mentais, resolução de questões (Socrative), monitoria online(Google meet). Questionário(5 questões objetivas), do Google forms, foi aplicado aos alunos do 2º semestrede Medicina da UFC, campus Sobral, abordando a melhoria do desenvolvimento cognitivo em Farmacologia. Participaram 35 alunos. Dados analisados através de gráficos gerados pelo Google forms. RESULTADOS: Discentes (50%) relataram que tanto a monitoria online quanto presencial contribuíam para a melhoria do aprendizado na disciplina, 25% referiram não ser eficaz o mapa mental e questões no Socrative, preferindo a monitoria online, 25% acharam que nem a monitoria online e presencial ajudavam. Sobre o mapa mental, 62,5% responderam que o material foi relevante e 37,5% que foi muito relevante, com melhora no aprendizado. Sobre as questões no Socrative, 75% disseram que foi muito relevante, percebendo melhora do desempenho, 12,5% acharam relevante, mas faltou tempo para estudá-lo, 12,5% não acessaram o material. Sobre a monitoria online, 100% informaram ser muito relevante, porém 25% acharam demorada. Com relação as aulas online, 50% responderam que o desempenho foi bom e não foram prejudicados com a nova metodologia de ensino, 37,5% relataram que tanto as notas quanto o desempenho na disciplina foram prejudicados e 12,5% falaram que o desempenho melhorou mais com as aulas online. CONCLUSÃO: As metodologias usadas promoveram relevante impacto na formação dos acadêmicos de Medicina, cuja maioria relatou melhoria no aprendizado.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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