PERCEPÇÃO DOS MONITORES DE ANATOMIA SOBRE A PRÁTICA DE DISSECAÇÃO IMPLEMENTADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS DE SOBRAL
Resumo
INTRODUÇÃO: A dissecação é essencial aos discentes, porquanto promove o contato com os cadáveres, o desenvolvimento de habilidades manuais/cirúrgicas e o conhecimento das estruturas in situ. Ademais, possibilita a renovação e manutenção do acervo anatômico das instituições federais, fomentando a produção de dados científicos. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos monitores de anatomia acerca da prática de dissecação implementada no Laboratório de Anatomia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. Aplicou-se um questionário contendo 9 questões de múltipla escolha através da plataforma online Google Forms para avaliar a prática de dissecação. A pesquisa, realizada no segundo semestre de 2020, entrevistou 11 monitores de anatomia da UFC, Campus Sobral. RESULTADOS: Dos 11 monitores entrevistados, 90,9% afirmaram não ter participado ou visto uma prática de dissecação. Contudo, 100% dos discentes atestaram que o exercício da dissecaçãlevou a um melhor aprendizado e/ou fixação do conteúdo anatômico, integrando aspectos teóricos e práticos. Consensualmente todos os monitores concordaram que tal prática é extremamente relevante para a renovação do acervo do laboratório e para a promoção de maior cuidado com as peças cadavéricas durante o seu manuseio e armazenamento. Ademais, aproximadamente 72,7% e 63,6% dos participantes pontuaram que a atividade possibilitou o aprimoramento da destreza manual e maior conhecimento sobre instrumentais cirúrgicos, respectivamente. Entretanto, cerca de 54,5% dos respondentes, consideraram o tempo destinado para a prática dissecatória insuficiente para a consolidação do aprendizado e capacitação técnica; enquanto 45,5% julgaram o tempo regular. CONCLUSÃO: A prática de dissecação é percebida como uma atividade essencial à renovação de peças cadavéricas e ao desenvolvimento de habilidades, tanto intelectuais quanto psicomotoras do corpo acadêmicoPublicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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