PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NAS DISCIPLINAS DE SAÚDE COLETIVA DA UFC - CAMPUS SOBRAL SOBRE O ENSINO REMOTO EM 2020
Resumo
A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) AFETOU DIVERSAS QUESTÕES DO COMPORTAMENTO HUMANO. EM UM MUNDO EM QUE A TECNOLOGIA É A FERRAMENTA QUE TANTO ANSIAMOS E NECESSITAMOS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SEJA DE ORDEM PROFISSIONAL, SENTIMENTAL E/OU FAMILIAR, ESTA TORNA-SE A ÚNICA ALIADA PARA MINIMIZAR O IMPACTO DE TAIS QUESTÕES. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES QUE ESTAVAM MATRICULADOS NAS DISCIPLINAS DE SAÚDE COLETIVA NO SEMESTRE 2020.1, DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFC - CAMPUS SOBRAL, SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO DECORRER DO ENSINO REMOTO QUE ESTÃO RECEBENDO NESSE PERÍODO DIFERENCIADO. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA E ENVOLVEU UM TOTAL DE 48 ALUNOS MATRICULADOS NAS DISCIPLINAS DE SAÚDE COLETIVA OFERTADAS NO SEMESTRE 2020.1. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO E DISPONIBILIZADO POR MEIO DOS FORMULÁRIOS GOOGLE PARA QUE OS ESTUDANTES RESPONDESSEM, DE FORMA ONLINE, PERGUNTAS OBJETIVAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS ACOMPANHARAM AS AULAS DE FORMA REMOTA (87,5%, N=42), CONCORDANDO TOTAL (43,8%, N=21) OU PARCIALMENTE (50%, N=24) QUE ESTA METODOLOGIA FOI EFICAZ PARA O APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS. OS PARTICIPANTES CONCORDARAM TOTAL (14,6%, N=7) OU PARCIALMENTE (31,3%, N=15) QUE A NÃO OCORRÊNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PRESENCIAIS DIFICULTOU O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO. QUANTO A EQUIPE DE MONITORES, ESTES FORAM BEM AVALIADOS QUANTO A DISPONIBILIDADE (75%, N=36) E CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO (62,5%, N=30) DURANTE AS ATIVIDADES DAS DISCIPLINAS, SENDO ATRIBUÍDAS NOTAS 5 (4,2%, N=2), 6 (4,2%, N=2), 7 (12,5%, N=6), 8 (10,4%, N=5), 9 (22,9%, N=11) OU 10 (45,8%, N=22) PELOS PARTICIPANTES, NUMA ESCALA DE 0 A 10. PODE-SE CONCLUIR QUE, DE FORMA GERAL, OS ESTUDANTES FICARAM SATISFEITOS COM A METODOLOGIA EMPREGADA DURANTE O PERÍODO DE AULAS REMOTAS, MESMO COM A AUSÊNCIA DE AULAS PRÁTICAS PRESENCIAIS.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.