PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NAS DISCIPLINAS DE SAÚDE COLETIVA DA UFC - CAMPUS SOBRAL SOBRE O ENSINO REMOTO EM 2020

Autores

  • Jefferson Willyan de Sousa Pará
  • Pedro Isac Fontenele Saldanha, Joelton Rosendo Sousa, Myrna Maria Arcanjo Frota, Jacques Antonio Cavalcante Maciel
  • Mariana Ramalho de Farias

Resumo

A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2) AFETOU DIVERSAS QUESTÕES DO COMPORTAMENTO HUMANO. EM UM MUNDO EM QUE A TECNOLOGIA É A FERRAMENTA QUE TANTO ANSIAMOS E NECESSITAMOS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SEJA DE ORDEM PROFISSIONAL, SENTIMENTAL E/OU FAMILIAR, ESTA TORNA-SE A ÚNICA ALIADA PARA MINIMIZAR O IMPACTO DE TAIS QUESTÕES. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES QUE ESTAVAM MATRICULADOS NAS DISCIPLINAS DE SAÚDE COLETIVA NO SEMESTRE 2020.1, DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFC - CAMPUS SOBRAL, SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO DECORRER DO ENSINO REMOTO QUE ESTÃO RECEBENDO NESSE PERÍODO DIFERENCIADO. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA E ENVOLVEU UM TOTAL DE 48 ALUNOS MATRICULADOS NAS DISCIPLINAS DE SAÚDE COLETIVA OFERTADAS NO SEMESTRE 2020.1. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO E DISPONIBILIZADO POR MEIO DOS FORMULÁRIOS GOOGLE PARA QUE OS ESTUDANTES RESPONDESSEM, DE FORMA ONLINE, PERGUNTAS OBJETIVAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS ACOMPANHARAM AS AULAS DE FORMA REMOTA (87,5%, N=42), CONCORDANDO TOTAL (43,8%, N=21) OU PARCIALMENTE (50%, N=24) QUE ESTA METODOLOGIA FOI EFICAZ PARA O APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS. OS PARTICIPANTES CONCORDARAM TOTAL (14,6%, N=7) OU PARCIALMENTE (31,3%, N=15) QUE A NÃO OCORRÊNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PRESENCIAIS DIFICULTOU O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO. QUANTO A EQUIPE DE MONITORES, ESTES FORAM BEM AVALIADOS QUANTO A DISPONIBILIDADE (75%, N=36) E CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO (62,5%, N=30) DURANTE AS ATIVIDADES DAS DISCIPLINAS, SENDO ATRIBUÍDAS NOTAS 5 (4,2%, N=2), 6 (4,2%, N=2), 7 (12,5%, N=6), 8 (10,4%, N=5), 9 (22,9%, N=11) OU 10 (45,8%, N=22) PELOS PARTICIPANTES, NUMA ESCALA DE 0 A 10. PODE-SE CONCLUIR QUE, DE FORMA GERAL, OS ESTUDANTES FICARAM SATISFEITOS COM A METODOLOGIA EMPREGADA DURANTE O PERÍODO DE AULAS REMOTAS, MESMO COM A AUSÊNCIA DE AULAS PRÁTICAS PRESENCIAIS.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência