PESQUISA SOBRE O GRAU DE COLABORAÇÃO DO REINÍCIO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS PRESENCIAIS NO LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA NO CENÁRIO DE PANDEMIA

Autores

  • Franco Bieh Dantas de Sousa
  • Ulysses Fontenele Alexandrino, João Victor Muniz Vasconcelos, Regina Ramos Pimenta
  • Francisco Placido Nogueira Arcanjo

Resumo

A pandemia ocasionada pelo Covid-19 gerou diversos impactos na educação nas universidades, dentre elas a restrição em participar de aulas presenciais, restando apenas aulas remotas. Nessa circunstância, sugere-se que o reaparecimento de práticas presenciais para os alunos do 1º e 2º semestres contribuiu para o melhor aprendizado desses alunos na disciplina. O objetivo desta pesquisa foi identificar a contribuição da reativação das práticas presenciais no laboratório de Histologia e Embriologia, no 2º semestre de 2020, no aprendizado dos respectivos alunos, na realização de provas práticas e teóricas e o seu grau de contentamento com essa atividade. Nos métodos, utilizou-se a plataforma Google Forms® para elaboração de perguntas relacionadas a satisfação dos estudantes do 1º ano da faculdade e a atuação dos monitores no ensino da disciplina, na conjuntura atual. Nos resultados, obteve-se um número de 56 respostas, correspondendo a uma participação de 64%. Na amostra, 96,4% dos discentes acreditam que as práticas foram essenciais para o aprendizado na disciplina. Quanto ao manuseio presencial de microscópios e identificação de estruturas, comparadas a um aprendizado remoto, 76,4% mostraram-se muito satisfeitos, 17,9% satisfeitos e 3,6% pouco satisfeitos. Na realização de provas práticas, o grau de contribuição das aulas presenciais foram: 85,7% de grande contribuição, 10,7% boa e 3,6% razoável. Nas provas teóricas, também houve colaboração das monitorias, sendo 42,9% de grande ajuda, 37,5% boa, 10,7% média, 7,1% pouca e 1,1% muito pouca. Na pesquisa, esse modelo de ensino atual, que contém aulas explicativas com auxílio de slides, manuseio de microscópios com participação ativa dos monitores e simulados presenciais, agrada 98,2% dos alunos. Em suma, devido ao excelente grau de satisfação com as práticas presenciais no cenário de aulas remotas, com o regime do laboratório de distanciamento social e higienização do ambiente e dos aparelhos, esse padrão deve perpetuar.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência