PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM ENDODONTIA LABORATORIAL E CLÍNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19.

Autores

  • Silvana Jessica Carlos da Silva
  • Domingos Cavalcante da Silva, Bruno Carvalho de Vasconcelos, Alrieta Henrique Teixeira
  • Bruno Carvalho de Sousa

Resumo

A atividade de monitoria é uma categoria de aprendizado que faz parte dos três pilares norteadores do ensino superior: Ensino, Pesquisa e Extensão. A monitoria visa permitir ao monitor uma interação maior com o docente como também com os alunos, garantindo uma melhoria no ensino teórico-prático e trocas de experiências pedagógicas e de vivências acadêmicas. A monitoria permite ao discente monitor observar de forma próxima como o professor realiza as atividades técnico-didáticas e participa cooperativamente. Sobretudo neste ano atípico, em que após isolamento social vivenciado devido a pandemia de Covid-19 e muitos meses sem atividade acadêmica presencial, a monitoria se mostrou como suporte e troca de conhecimentos que fez-se necessária para os alunos devido a forma intensiva que a disciplina de endodontia transcorreu para que o cronograma pós isolamento fosse cumprido. Este relato de experiência tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas durante esse momento atípico pelo monitor, retratando a importância e destacando os proveitos, sobretudo para o discente monitor, ofertados por esta experiência acadêmica. Este trabalho, portanto, é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir do ponto de vista dos monitores inseridos no Programa de Iniciação à Docência (PID) em endodontia laboratorial e clínica da graduação em odontologia da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral, que estava previsto para ocorrer de março de 2020 á dezembro de 2020, porém devido a pandemia de Covid-19, o programa foi estendido até março de 2021. O PID possibilitou ao monitor viver experiências desde atividades de pesquisa, permanência regular aos laboratórios e inserção em grupo de extensão, mesmo que de virtual . Assim conclui-se que a monitoria, contribui para a escolha dos caminhos a serem seguidos após a graduação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência