Percepção dos Alunos do 2° e 3° semestre acerca da utilização da Plataforma Socrative nas monitorias remotas de Fisiologia Médica
Resumo
INTRODUÇÃO: Em 2020, com a pandemia de COVID-19 e a nova realidade de distanciamento social, as instituições de ensino passaram por transformações, com adoção de um modelo emergencial de aulas remotas e atividades por plataformas online. Os modelos de monitoria também tiveram que se adequar à nova realidade, com a proposta de utilização da plataforma Socrative, que permite a construção de questionários interativos, com múltipla escolha, respostas discursivas, respostas curtas, anexação de figuras e permite comentários sobre as questões no final da atividade, uma poderosa ferramenta voltada ao ensino remoto e à produtividade. OBJETIVO: O presente estudo tem por objetivo avaliar a percepção dos alunos do 2° e 3° semestres acerca da utilização da plataforma Socrative nas monitorias de fisiologia médica realizadas durante o semestre 2020.1. METODOLOGIA: Estudo quantitativo realizado por meio de perguntas objetivas via formulário eletrônico (Google Forms) distribuído em aplicativo de mensagens instantâneas. As perguntas se referiam à efetividade da plataforma, usabilidade e metodologia empregada na monitoria (questões seguidas de conferência). Os critérios de inclusão no estudo consistiam no preenchimento completo do questionário e que os participantes fossem alunos regularmente matriculados no 2° e 3° semestres do curso. RESULTADOS: O formulário obteve um total de 41 respostas, sendo incluídas 100% das respostas. Acerca da metodologia da monitoria (questões no Socrative com conferência), 48,8% consideram excelente, 48,8% consideram boa e 2,4% consideram regular; em uma escala de zero a dez acerca da efetividade do Socrative na fixação e revisão dos conteúdos abordados: 78,1% deram notas a partir de 7 (36,6% nota oito) e 21,9% deram notas abaixo de 7 (9,8% nota seis). 85,4% dos alunos consideram a plataforma Socrative estável e de fácil utilização, e por fim 97,6% dos alunos acreditam que as monitorias devem continuar com atividades no Socrative.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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