Pesquisa de aceitação e eficácia de um modelo metodológico para monitorias de imunologia
Resumo
Introdução: A pandemia do coronavírus trouxe novos desafios para a educação. Metodologias focadas no Ensino à Distância (EaD), adaptação das salas de aula para o ambiente online e cooperação entre alunos e professores diante dessa nova conjuntura são fundamentais para que o processo de aprendizagem seja o mais proveitoso possível. Nesse cenário, o acesso dos alunos aos professores, por vezes, torna-se mais restrito, o que prejudica o esclarecimento de dúvidas. Assim, o auxílio das monitorias se faz ainda mais relevante. Nesse contexto, os autores implantaram um modelo metodológico que busca um maior envolvimento dos alunos com o ambiente acadêmico. Se trata em aplicar um questionário online sobre os conteúdos ministrados pelo professor e, ao final do prazo estabelecido, resolver as questões com os alunos, de modo a realizar uma revisão geral para a prova. Diante disso, o objetivo desse estudo é pesquisar a aceitação e a eficácia desse modelo para as monitorias de imunologia, com a utilização de ferramentas online. Metodologia: aplicação de um questionário na plataforma Google forms com quatro perguntas para os alunos de Medicina do terceiro semestre, campus Sobral: “1) Como você avalia a metodologia utilizada na monitoria?; 2) Quanto a revisão geral feita pelos monitores auxiliou para a prova?; 3) Qual formato de monitoria você prefere?; 4) Sugestões”. Resultados: Ao todo, 13 alunos responderam ao questionário. Os resultados mostram que tal metodologia possui uma boa aceitação, uma vez que 53,8% classificou como “muito bom” e 30,8% como “bom”. Segundo os alunos, em uma escala de 0 a 10, a média que a revisão geral auxiliou para a prova foi 8,54. 69,2% disseram preferir a metodologia utilizada, e 23,1% preferem a monitoria após cada aula. Conclusão: conforme os resultados, o formato adotado nas monitorias de imunologia teve boa aceitação pelos alunos e auxiliou de modo eficaz para o esclarecimento de dúvidas, dados que corroboram com o prosseguimento desse modelo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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