Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial durante a pandemia do COVID-19: relato de experiência

Autores

  • Karen Ananda Souza da Silva
  • Samuel Rocha Franca, Gabriela Moreno Marinho
  • Marcelo Ferraro Bezerra

Resumo

A educação mundial no ano de 2020 sofreu grande impacto devido à pandemia do COVID-19. Em um mundo amplamente conectado às novas tecnologias, professores e alunos buscam formas de dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem de modo que não comprometa a educação de ambos os lados. Escolas e universidades do mundo todo tiveram que se adequar ao isolamento social; desta forma, o ensino à distância se tornou essencial nesse período. Assim sendo, a utilização de metodologias ativas de forma síncrona e assíncrona estão sendo amplamente utilizadas na Universidade Federal do Ceará – campus Sobral. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência do processo de ensino-aprendizagem na monitoria à distância da cadeira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial I do curso de Odontologia. Durante o período de abril a julho, os acadêmicos do 5° semestre tiveram as aulas teóricas de cirurgia à distância, pois as práticas dependem exclusivamente da clínica para o funcionamento. Portanto, para o auxílio nos estudos, foram elaborados manuais e resumos didáticos e ilustrados dos conteúdos ensinados pelos professores, com o objetivo de facilitar o aprendizado, ilustrar e exemplificar o que foi ensinado e auxiliar os alunos nos tópicos mais importantes dessa disciplina. Como esta precisa e se desenvolve nas práticas e vivência clínica, esse período de ensino e monitoria à distância mostrou as dificuldades no repasse de conteúdo teórico, tanto para os alunos, quanto para os professores e a monitora. Devido a isso, alguns planos para a monitoria tiveram que ser suspensos, e novos foram elaborados para que os alunos não tivessem o aprendizado comprometido. Dessa forma, a utilização de metodologias adequadas a essa situação singular permite um melhor aproveitamento e aprendizagem apesar das limitações impostas no atual momento pandêmico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência