Psicologia e Saúde: Relato de experiência no Programa de Iniciação à Docência
Resumo
O exercício da monitoria proporciona aos discentes um aperfeiçoamento de suas práticas comunicativas e didáticas, promovendo um maior engajamento em atividades extracurriculares que podem contemplar habilidades necessárias para a continuidade dos estudantes no meio acadêmico, seja em programas de especialização ou de mestrado e doutorado. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência discente em monitoria do setor de Psicologia e Saúde do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral durante os semestres 2020.1 e 2020.2. Para tanto, foi lançado mão de diários de campo realizados no decorrer do período, com o intuito de destacar as principais experiências vivenciadas durante os semestres, além das elaborações das notas de aulas construídas no decorrer do exercício da monitoria. Percebeu-se que as funções do monitor, como o acompanhamento dos discentes e a promoção de um vínculo comunicativo entre professores e alunos, são capazes de proporcionar efeitos nos alunos nas disciplinas acompanhadas e no grupo de monitores, repercutindo na construção e fortalecimento das habilidades de comunicação e interação com o grupo discente e os docentes, bem como em maior aprendizado de conteúdos da área da saúde. Além disso, o fato de as atividades terem sido desenvolvidas, em sua maioria, no período pandêmico gerou uma necessidade de adequação ao novo modelo de aulas remotas. Neste sentido, a monitoria também exerce a função de contribuir com a democracia digital, estando mais próxima dos casos específicos de dificuldade de acesso para garantia de suporte aos alunos. Conclui-se que o exercício da monitoria é parte integrante do desenvolvimento das disciplinas do setor saúde, contribuindo para a construção dos conteúdos a serem ministrados e do desenvolvimento das discussões realizadas em sala de aula. Como consequência, podemos demarcar o fortalecimento da área e o incremento de futuras mudanças junto ao Projeto Pedagógico do Curso.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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