RARO CASO DE COMPLEXO OEIS EM UM RECÉM-NASCIDO: UM RELATO DE CASO

Autores

  • Benedito Mesley Lima Portela
  • Daniel Hardy Melo, Eladio Pessoa de Andrade Filho, Felipe Salim Habib Buhamara Alves Nasser Gurjão, Dara Medeiros Mendes
  • Carolina da Silva Carvalho

Resumo

INTRODUÇÃO: O complexo OEIS é caracterizado por uma série de defeitos presentes no feto, como: onfalocele (intestino presente fora da parede abdominal), extrofia de cloaca (defeitos infra umbilicais envolvendo o sistema gênito-urinário e o intestino), ânus imperfurado e defeitos espinais (decorrentes de defeitos no tubo neural). Em relação a epidemiologia, o complexo OIES afeta 1 em cada 200.00 a 400.000 gestações e sua origem ainda não é totalmente explicada. Na maioria das vezes são casos isolados, mas também podem estar relacionados com anormalidades cromossômicas, como: trissomia 18 ou 21, mosaico Turner, translocação desequilibrada entre o cromossomo 9 e o cromossomo Y, exclusão do cromossomo 3 e exclusão 1p36. O diagnóstico no período pré-natal é possível desde que apresente no ultrassom os seguintes achados: onfalocele, defeitos espinais, não visualização da bexiga e malformações associadas. OBJETIVO: Relatar a condição rara do complexo OEIS observada em um recém-nascido (RN) do Laboratório de Anatomia da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral. METODOLOGIA: Depois de selecionado, o RN teve sua parede abdominal aberta, para melhor visualização das malformações apresentadas e para a realização de medidas, posteriormente. DESCRIÇÃO DO CASO: O recém-nascido com aproximadamente ±34-36 semanas de gestação, sexo masculino, peso e tamanho ainda não estimados, apresenta onfalocele, extrofia de cloaca, ânus imperfurado, defeitos espinais, dupla hemibexiga e artéria umbilical única. CONCLUSÃO: Tendo em vista os defeitos apresentados pelo RN, o caso relatado se encaixa dentro dos padrões do Complexo OEIS, não sendo possível definir, por ausência de informações fetais, se foi um caso esporádico ou relacionado com anormalidades cromossômicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência