RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MONITORIA E OS SEUS DESAFIOS EM TEMPOS DE COVID-19.

Autores

  • Luis Gabriel Pereira de Sousa Rios
  • Pedro Fellipe de Azevedo Rangel, Gisele Lima Oliveira Medeiros, Anna Luísa Ramalho Johannesson, Pedro Henrique Duarte Moreira
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

Introdução: O projeto de monitoria insere o monitor em um ambiente de preparo para a docência acadêmica, possibilitando a este um contato mais próximo entre os alunos e o professor orientador. Para Dantas (2014), a atividade de monitoria possibilita ao monitor o entendimento do processo de ensino ao inseri-lo nas fases de planejamento, na interação em sala de aula, nos laboratórios ou no campo e na avaliação dos alunos e das aulas. Objetivo: Relatar, na perspectiva do monitor, os desafios enfrentados e o aprendizado adquirido durante a realização das atividades da monitoria de Semiologia Médica na Universidade Federal do Ceará – campus Sobral no contexto da pandemia da COVID-19. Relato: O cenário da pandemia trouxe consigo um conjunto de mudanças que impactaram na educação. O ensino à distância e as questões relacionadas à motivação, à  ansiedade e  à disposição dos estudantes são aspectos a serem considerados, dada a relevância de tais informações para o entendimento pedagógico da conjuntura atual. Conclusão: Nesse contexto, desenvolver as atividades de monitoria envolvia lidar tanto com as dificuldades no ensino quanto com a saúde mental dos estudantes. Mesmo assim, diante de tantas adversidades, tais problemas serviram de aprendizado, pois mostraram que por meio da essência desse projeto (o trabalho em equipe, o planejamento pedagógico, o ensino e a troca de vivências e perspectivas) é possível continuar contribuindo com uma melhor educação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência