Radiografia panorâmica x tomografia computadorizada por feixe cônico no planejamento cirúrgico de dentes inclusos: Série de 4 casos clínicos

Autores

  • Renan Ribeiro Benevides
  • Filipe Nobre Chaves, Carlos Eduardo Nogueira Nunes, Samuel Rocha Franca, Denise Hélen Imaculada Pereira de Oliveira
  • Marcelo Bonifácio da Silva Sampieri

Resumo

O dente supranumerário é uma anomalia de desenvolvimento de número caracterizada pela presença de um dente a mais do que na dentição normal. A prevalência dessas anomalias é significante e se da principalmente na dentição permanente. Geralmente, a sua descoberta é dada por meio de uma radiografia panorâmica convencional ou periapical que foi realizada para outros propósitos. Por meio destes exames por imagem é possível identificar a posição de dentes. No entanto, esses métodos são limitados, uma vez que revela uma imagem 3D em um plano 2D, prejudicando assim a mensuração ântero-posterior do local. O objetivo do presente trabalho é demonstrar a importância do uso da tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) no planejamento cirúrgico de dentes inclusos, bem como debater acerca da necessidade de solicitar uma TCFC para maior segurança cirúrgica. Para a realização do presente trabalho, foram relatados 4 casos em que a TCFC forneceu informações essenciais que não foram possíveis visualizar nas radiografias convencionais e, baseado nisso, foi feita uma revisão de literatura considerando diferente situações em que o cirurgião-dentista pode solicitar uma TCFC após uma avaliação prévia da radiografia convencional. Foi observado que a presença de sobreposições de estruturas anatômicas e as distorções das radiografias bidimensionais podem dificultar o planejamento cirúrgico. Portanto, em casos que não é possível a localização e posição exata do dente ou quando a radiografia convencional sugere proximidade com estruturas nobres adjacentes, é essencial a realização da TCFC para uma melhor planejamento cirúrgico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência