Relato de experiência: monitoria de reumatologia à distância em tempos de pandemia.
Resumo
Introdução: no ano de 2020 explodiu para o mundo a pandemia da COVID-19, trazendo com ela grandes alterações na vida das pessoas, com o objetivo de reduzir a disseminação da doença. Tais mudanças ocorreram em diversos aspectos da sociedade, como na educação, em que as aulas presenciais deixaram de ocorrer por alguns meses, e as atividades à distância vêm sendo essenciais no período. No caso do Programa de Iniciação à Docência, os participantes também tiveram que aderir às novas formas de ensino, sendo este um desafio para os monitores. Objetivo: relatar a experiência de organizar e apresentar monitoria por videoconferência. Discussão: apresentar a monitoria à distância foi um grande desafio, pois era algo que os monitores ainda não tinham feito e não tiveram também uma preparação específica para isso. No caso da monitoria de reumatologia, grande parte do conteúdo foi exibida de forma adequada, tendo uma boa resposta dos alunos. Entretanto, na abordagem do exame físico, em que o ideal seria a prática presencial com os alunos, a dificuldade foi maior. Para isso, o uso de vídeos demonstrando as principais manobras e exames teve papel fundamental. Além disso, outra dificuldade apresentada é sobre saber se os estudantes estão realmente atentos à aula. Com este fim, a utilização de perguntas direcionadas a eles foi importante durante a apresentação, visando verificar se estão dando a devida atenção. Conclusão: apesar da dificuldade em apresentar a monitoria à distância, com organização e preparo é possível exibir o conteúdo de maneira eficiente. Alguns recursos como vídeos e perguntas durante a aula são essenciais. Em casos de conteúdos mais práticos, como o exame físico, é interessante o complemento com aulas presenciais quando estas forem viabilizadas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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