Relato de experiência: monitoria de semiologia médica durante a pandemia

Autores

  • Gisele Lima Oliveira Medeiros
  • Deisilana Carolaine da Silva Chagas, Anna Luísa Ramalho Johannesson, Pedro Henrique Duarte Moreira, Lúcio Soares e Silva Neto
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação. Estabelecendo práticas e experiências didáticas diferentes que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática, promove a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas. Durante a pandemia, a dinâmica pedagógica se alterou gravemente, alunos e professores tiveram que se adaptar a uma nova forma de ensino. O trabalho de monitoria foi desenvolvido com duas turmas, a primeira de forma totalmente remota e a segunda em ambiente de prática com medidas de proteção. Foram realizados encontros online com demonstração de manobras semiológicas por vídeos, para suprir a demanda dos conteúdos que não poderiam ser estudadas ao vivo, além de discussão da propedêutica de sistemas e momentos de tira-dúvidas. A monitoria vai além do enriquecimento curricular, é uma experiência que gera ganho intelectual ao monitor, contribui na formação dos alunos monitorados e promove uma rica troca de conhecimento entre professor orientador e aluno monitor. Durante a adaptação ao ensino remoto, os monitores estiveram dos dois lados: hora alunos, hora responsáveis por ensinar outros alunos. Com isso, tivemos uma vivência completa e um grande enriquecimento e entendimento sobre esse processo que, provavelmente, transformou para sempre a educação tradicional. Foi uma experiência muito engrandecedora, tanto no âmbito de revisitar conteúdos importantes quanto no de aprender, junto com os professores, como a forma de ensinar está sujeita a mudança e que apesar de ser difícil a princípio, a adaptação é possível. Conclui-se que a monitoria é de suma importância para a formação acadêmica, é um espaço de introdução à docência com grandes possibilidades de aprendizado com o professor orientador. Além disso, possibilita o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, a partir da interação entre os métodos do professor e as ideias dos alunos monitores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência