Rendimento da execução dos métodos de ensino-aprendizado aplicados nas monitorias de Histologia na plataforma EaD de forma remota: Relato de Experiência

Autores

  • Ramon Viana Filho
  • Mireli Oliveira Gomes, José Roberto Viana Silva
  • Igor Iuco Castro da Silva

Resumo

Em decorrência do isolamento domiciliar causado pela pandemia do novo coronavírus, o ensino remoto à distância surgiu como uma possibilidade para a continuidade das atividades da graduação. As atividades de monitoria de histologia passaram por um período inicial de adaptação que favorecesse a participação e o rendimento acadêmico dos alunos ao logo dos 8 meses do período letivo do 1º semestre do curso de Odontologia da UFC – Campus Sobral. Para se alcançar o objetivo desejado, foram realizadas tentativas de métodos de ensino com o acompanhamento do rendimento e participação dos estudantes, executando-se três formatos diferentes de monitoria na plataforma EAD: aplicação de questionários, via Google Forms, baseados nas aulas ministradas pelos professores; aulas com apresentação de slide ilustrativos para tirar dúvidas, via Google Meet; Elaboração de materiais, como atlas e manuais, para o estudo individual e, em seguida, momento de tira-dúvidas, via WhatsApp. Cabe acrescentar que os métodos aplicados contemplaram, tanto o conteúdo teórico, quanto o conteúdo prático. Dessa forma, observou-se que o método de questionário, via Google Forms, apresentou menor adesão pelos estudantes, enquanto que os outros dois métodos juntos foram bastante promissores. Observa-se, então, a necessidade de avaliar os métodos aplicados, baseados no rendimento dos alunos para a efetividade das monitorias.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência