Residência Pedagógica Música UFC Sobral: o uso de ferramentas e materiais em educação musical para o ensino remoto

Autores

  • João Marcos Silva Sousa
  • Maria Victória Alves Alcântara, Thais Maria do Nascimento Ribeiro, Jaelson da Silva
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

O subprojeto Residência Pedagógica vinculado ao curso de Música - Licenciatura da UFC, Campus Sobral, iniciou no ano de 2018 desenvolvendo ações de formação musical com atividades presenciais junto às escolas parceiras no município de Sobral. Em 2020, devido ao contexto de pandemia ocasionada pelo COVID-19, necessitou adaptar e repensar tais atividades à nova realidade do ensino remoto, na busca por materiais e ferramentas que auxiliem nos processos de prática e aprendizagem musical, ainda que de forma virtual. A partir disso, constituiu-se o seguinte questionamento desta investigação: Quais os recursos e materiais disponíveis em educação musical que podem auxiliar na relação de ensino e aprendizagem de música em atividades voltadas para o formato remoto? Portanto, esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar o uso de ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de atividades em educação musical voltadas para a aplicação no modelo remoto de ensino no âmbito do contexto escolar. Inicialmente, destacam-se alguns recursos gratuitos e/ou abertos que podem ser aproveitados por professores e alunos no decorrer das relações de ensino-aprendizagem como, por exemplo, os produtos disponibilizados pela Google (GoogleMeet, Google Drive, Google Classroom, YouTube, etc) que facilitam na distribuição de atividades e materiais complementares, além de poder abordar também o uso de sites e aplicativos da área de educação musical durante as aulas remotas de música. A estratégia metodológica adotada visa identificar, catalogar e analisar tais ferramentas e materiais em educação musical que estão disponíveis na rede Web. Por fim, pretende-se avaliar o nível de utilidade e aproveitamento de tais tecnologias junto às aulas de Arte/Música situadas na etapa de Ensino Fundamental (Séries Finais).

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência