TECNOLOGIAS MULTIMÍDIA PARA SEREM UTILIZADAS EM AULAS DE PERIODONTIA

Autores

  • Brenda Martins Lopes
  • Marcus Vinícius Martins Farias Júnior, Camila Silva de Oliveira, Celiane Mary Carneiro Tapety
  • Virginia Régia Souza da Silveira

Resumo

A tecnologia tem se difundido gradativamente em todas as esferas da sociedade, auxiliando diversos processos de aprendizagem sendo muitas vezes indispensável. E a utilização de tecnologias em odontologia é de suma importância, seguindo uma tendência mundial, principalmente neste ano devido à pandemia de COVID-19, e a ampliação da utilização de atividades por meios remotos. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi a confecção e disponibilização de material didático da área de Odontologia, especificamente voltadas para a disciplina de periodontia, utilizando novas tecnologias como vídeos e apresentações de forma digital, disponibilizados através de uma plataforma de compartilhamento de vídeos, atuando como um instrumento facilitador no processo de aprendizagem. Além de treinar alunos de graduação em Odontologia para desempenharem papel de facilitadores em aulas teóricas e práticas, laboratoriais e clínicas, incentivando o aluno de graduação ao desenvolvimento de atividades docentes e maior interação com projetos institucionais da universidade. Para isto, o bolsista acompanhou os docentes no desenvolvimento de atividades teóricas e práticas, realizou confecção e apresentação de seminários como forma de estímulo a carreira docente, participou de capacitação e treinamento para melhor desempenho em atividades didáticas e acompanhou pesquisas desenvolvidas pela equipe docente, além de elaborar material didático com produção e editoração de vídeos disponibilizados aos alunos via internet, em um canal do youtube (De olho na Periodontia UFC - Campus Sobral). Portanto, espera-se que os alunos de graduação tenham sido beneficiados com os vídeos didáticos, principalmente neste ano atípico de “isolamento social” juntamente ao aluno desenvolvedor, havendo para ambas as partes, crescimento no processo de ensino-aprendizagem por meio de tecnologias multimídias.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência