USO DE FERRAMENTA ONLINE PARA AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE MONITORIA DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ENDODONTIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A prática de monitorias se caracteriza como uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem de forma colaborativa, por meio de um processo ativo e construtivo de metodologias pedagógicas. O monitor tende a funcionar como um elo entre professor e aluno, com o intuito de colaborar com o processo ensino-aprendizagem desse aluno. Para que esses programas alcancem os resultados esperados, é fundamental que haja retorno dos alunos, para que se torne possível implementar metodologias ativas cada vez mais eficientes que favoreçam o aprendizado. Objetivou-se realizar uma avaliação do impacto no aprendizado proporcionado pelas monitorias da disciplina de laboratório de Endodontia do Curso de Odontologia da UFC-Sobral. Para tal, utilizou-se um formulário online como ferramenta para conhecer a opinião dos discentes sobre as atividades realizadas ao longo do semestre 2020.1 e 2020.2. O questionário contava com 5 perguntas de múltipla escolha onde foi sondada a opinião dos alunos sobre as atividades. Quanto à avaliação da importância das atividades de monitoria da disciplina, a resposta predominante classificou-a como muito importante (77,8%). Quanto à monitoria como meio de complementar o conhecimento adquirido nas aulas, predominaram as respostas afirmativas (94,5%), o mesmo observou-se na terceira pergunta, onde avaliou-se a capacidade de melhorar o desempenho nas provas (88,9%), porém, quando questionados sobre a participação assídua nas atividades a resposta foi negativa (72,2%). As atividades desenvolvidas foram classificadas como boas ou excelentes pela maioria dos discentes. Deste modo, pode-se concluir que as atividades de monitoria na disciplina de laboratório de Endodontia representam um complemento importante para o aprendizado e desempenho dos alunos, apesar de apresentar baixa adesão por parte deles, talvez necessitando de incremento nas metodologias utilizadas de forma a incentivar seu interesse em participar do mesmo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Iniciação à Docência
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