USO DE ROTEIRO TEÓRICO-PRÁTICO NAS MONITORIAS DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Regina Ramos Pimenta
  • Franco Bieh Dantas de Sousa, João Victor Muniz Vasconcelos, Ulysses Fontenele Alexandrino
  • Francisco Placido Nogueira Arcanjo

Resumo

INTRODUÇAO: O ESTUDO DA HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA NO PRIMEIRO ANO DO CICLO BÁSICO É ESSENCIAL PARA COMPREENSÃO DO PROCESSO HISTOPATOLÓGICO DAS DOENÇAS, POR ESTUDAR OS TECIDOS DO CORPO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SER HUMANO, PORTANTO UMA BASE BEM CONSOLIDADA DESSA DISCIPLINA BÁSICA TORNA-SE FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FUTURO MÉDICO, O QUE CERTAMENTE DESAFIA PROFESSORES E MONITORES A FAZÊ-LO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. DIANTE DISSO, COM O OBJETIVO DE APRIMORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, FORAM PRODUZIDOS PELOS MONITORES, COM SUPERVISÃO DOS PROFESSORES, ROTEIROS PARA CADA RESPECTIVA AULA A SER MINISTRADA, CONTENDO IMAGENS MICROSCÓPICAS DAS ESTRUTURAS ESTUDADAS, ACOMPANHADAS DAS PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS, BEM COMO DAS PRINCIPAIS CORRELAÇÕES CLÍNICAS. TAIS ROTEIROS FORAM DISPONIBILIZADOS NO INÍCIO DO SEMESTRE 2020.1 PARA OS ALUNOS DO PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRES E UTILIZADOS NAS AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA REALIZADAS NO PERÍODO DE 14 DE OUTUBRO A 26 DE NOVEMBRO DE 2020.RESULTADOS: FOI POSSÍVEL OBSERVAR, PORTANTO, QUE O CONTATO PRÉVIO DOS ALUNOS COM O ASSUNTO POR MEIO DO ROTEIRO TEÓRICO-PRÁTICO TORNOU A MONITORIA MAIS DINÂMICA NA MEDIDA EM QUE OS ALUNOS APRESENTAVAM MAIS DÚVIDAS E PARTICIPARAM MAIS DA AULA O QUE TORNOU A TROCA ENTRE MONITORA E ALUNOS BEM MAIS PRODUTIVA DADO QUE O ROTEIRO PODERIA SER UTILIZADO COMO FONTE DE ESTUDO PRÉVIO E TAMBÉM COMO CONSULTA DURANTE A MONITORIA PARA ACOMPANHAR O CONTEÚDO.CONCLUSÃO: A ATIVIDADE DE MONITORIA É UM DESAFIO PARA O ALUNO MONITOR QUE EXPERIENCIA OS PRIMÓRDIOS DA DOCÊNCIA E UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO DIFERENTE PARA O ALUNO OUVINTE QUE TEM CONTATO COM O CONTEÚDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE OUTRO ALUNO, COLEGA DE CURSO. PORTANTO, O USO DO ROTEIRO NAS AULAS PRÁTICAS DE EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA SE MOSTROU UMA FERRAMENTA EFICIENTE PARA MONITORA POR FACILITAR E DINAMIZAR ESSA INTERAÇÃO MONITOR – ALUNO OTIMIZANDO O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Iniciação à Docência