MODELO DE PREDIÇÃO DO ABANDONO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA BASE CVLI E MARIA DA PENHA

Autores

  • Igor Antônio Gomes Teles
  • Carlos Alexandre Rolim Fernandes

Resumo

O abandono e a evasão escolar são temas frequentes na Educação. Os números relativos a estes tópicos dão ideia do tamanho do problema. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), do IBGEE, em 2018, cerca de quatro em cada dez brasileiros de 19 anos não concluíram o Ensino Médio. O abandono ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo. Já a evasão escolar diz respeito à situação do aluno que abandonou a escola ou reprovou em determinado ano letivo, e que no ano seguinte não efetuou a matrícula para dar continuidade aos estudos. A causa destes eventos vai além dos muros da escola. Dentro deste contexto, o presente projeto objetiva traçar o perfil dos alunos com caráter de evasão e abandono que possuem registros da mãe nas bases de Maria de Penha e CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais). Através do uso de aprendizagem de máquina, objetiva-se prever o abandono escolar como base para uma intervenção direcionada. Foram utilizados os anos de 2012 a 2019 dos dados escolares obtidos do Censo Escolar para verificar a situação dos alunos que evadiram ou abandonaram, levando-se em conta a métrica de um ano de inexistência na base de dados para evasão e dois anos para abandono. Após análise e estatística descritiva dos dados , obtivemos o seguinte resultado inicial. Os alunos em situação de evasão apresentam idade média de 17 anos, com predominância do sexo feminino, possuem média de 252 e 240, respectivamente e matemática e português. Os alunos em situação de abandono apresentam idade média de 16 anos, com predominância do sexo masculino e de cor Parda, além de possuírem médias 202 e 183 respectivamente matemática e português. Com isso, conclui-se a primeira parte do estudo, esses perfis serão utilizados para treinamento da máquina e análise de predição para tomadas de decisão acerca possíveis situações de evasão e abandono. Agradeço ao órgão de fomento CAPES, pelo apoio financeiro concedido.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação