BULLYING: UM ESTUDO COM ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) CAMPUS DE SOBRAL, O BULLYING SOFRIDO E/OU PRATICADO DURANTE A TRAJETÓRIA ESCOLAR

Autores

  • Geovana Bezerra de Medeiros
  • Antonia Flavia Ferreira Mesquita
  • Fernando Daniel de Oliveira Mayorga

Resumo

O bullying caracteriza-se por atos de violência física ou verbal, ocorrendo de forma intencional e repetitiva, manifestando-se nos mais variados ambientes. Sendo que nas escolas os relatos de casos são bastante comuns. No Brasil, estudos sobre o bullying escolar ainda são recentes, dessa forma evidencia-se a necessidade de discussões sobre o tema, para compreender os efeitos e impactos na vida dos estudantes. Nesse contexto, esse trabalho buscou realizar um estudo com os alunos da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral sobre os efeitos do bullying no rendimento escolar e no âmbito social. Com o objetivo de verificar se há uma relação com o bullying sofrido e/ou praticado com o baixo desempenho escolar ao longo dos anos, ou seja, se há impactos na vida acadêmica, além de procurar analisar se o envolvimento com o bullying afeta as relações sociais. A respeito da metodologia foram aplicados questionários online, com perguntas fechadas de múltipla escolha, com os estudantes da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, com uma amostra total de 60 questionários respondidos. Os resultados demostram que mais da metade dos entrevistados sofreram bullying ao longo da trajetória escolar, as vítimas do bullying relataram mais perdas afetivas que os agressores, confirmando que as vítimas são as mais afetadas por esses atos de violência, já com relação a vida acadêmica não foi possível concluir uma influência direta.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXXIX Encontro de Iniciação Científica