CONTRIBUIÇÕES DO “ENSINO CENTRADO NO ALUNO” PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Antonio Lucas Siqueira Ximenes
  • Marcio Arthoni Souto da Rocha

Resumo

As pessoas com deficiência continuam a enfrentar barreiras para sua participação na educação em escolas regulares. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as contribuições do ensino centrado no aluno, de Carl Rogers, para inclusão de crianças com deficiência no ambiente escolar. A metodologia é revisão de literatura, buscando nas plataformas Google Acadêmico e Scielo, a partir dos descritores inclusão e ensino centrado no aluno, artigos que pudessem aprofundar a temática estudada. O ensino centrado no aluno surgiu como uma proposta alternativa ao método tradicional de educação, tendo como intuito um processo de aprendizagem significativo e autônomo. Os papéis atribuídos classicamente ao professor e ao aluno são modificados, onde o primeiro atua como mediador e o segundo estabelece como o processo de aprendizado acontecerá. Assim, o conhecimento adquirido será crítico e significativo e a singularidade de cada sujeito seja valorizada e usada em favor do aprendizado. Isto se faz importante quando conjugamos no contexto escolar a educação inclusiva que se institui por meio da proposta de uma “educação para todos” (Lei Federal 9394/96 - LDB) e que viabiliza a integração de crianças com deficiências na sala de aula regular, exigindo do sistema pedagógico pensar novas formas de práticas inclusivas. O professor necessita ir além de sua formação generalista, consolidada a crianças típicas, para pensar a educação de forma integradora. A proposta do ensino centrado no aluno, como aprendizagem colaborativa caracteriza um potente cenário facilitador de uma aprendizagem significativa, pela possibilidade do aprendente coordenar seu processo de aprendizado, a partir da colaboração ativa no grupo e o reconhecimento de seus pares em sala de aula, pois o aprendizado por meio do ensino centrado no aluno vem não apenas por meio do professor, mas também através de outros colegas de sala, constituindo uma construção recíproca de saberes e ambiente inclusivo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXXIX Encontro de Iniciação Científica