Do ABC ao TCC: o processo de alfabetização e seus impactos sobre alunos universitários oriundos de escolas públicas

Autores

  • Erica de Paula Sousa
  • Jorge Samuel de Sousa Teixeira
  • Francisca Denise Silva Vasconcelos

Resumo

Este trabalho diz respeito a um projeto de pesquisa, que versa sobre as dificuldades de leitura e escrita por parte de alunos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará-Campus Sobral, oriundos de escolas públicas. Buscaremos entender as condições que favorecem o surgimento de dificuldades relacionadas à adequação desses estudantes ao que chamamos aqui de dialeto acadêmico, dando especial ênfase às repercussões que o processo de alfabetização realizado na infância causa no modo de ler e escrever de tais estudantes. Teremos como pontos de partida teóricos os ideais de Paulo Freire pela construção de uma pedagogia da autonomia e a crítica à ideologia do desempenho trazida por Jessé Souza. Nosso objetivo é investigar a percepção de tais estudantes a respeito de seus próprios processos de alfabetização, além de suas repercussões sobre as habilidades literárias dos mesmos, enfatizando as questões de classe. A metodologia utilizada será qualitativa, com foco nos discursos dos alunos. Serão realizadas entrevistas com jovens provenientes de escolas públicas, que estejam cursando os semestres iniciais do curso de graduação supracitado. A análise dos dados será feita com base na análise do discurso, enfocando as repetições e contradições presentes nas falas dos participantes. A presente pesquisa está no estágio de submissão na Plataforma Brasil, e nesse ínterim estamos realizando o levantamento bibliográfico sobre o tema. A literatura tem nos mostrado, como resultados parciais, a existência de uma relação entre as dificuldades de leitura e escrita no ensino superior e o processo básico de escolarização, além de outros fatores. Esperamos que os estágios posteriores da pesquisa possam nos fornecer dados para uma análise mais completa da nossa hipótese inicial. Agradecemos aos órgãos financiadores dessa pesquisa, a saber, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-Brasil) e Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC (PRPPG).

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXXIX Encontro de Iniciação Científica