ESTUDO DE CASO SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
As reformas neoliberais repercutiram no setor educacional e promoveram impactos no ensino superior. Dessa forma, foi exigida dos docentes uma adequação à lógica empresarial e maior produtividade acadêmica. Além do processo de precarização laboral, que se traduziu em flexibilização e intensificação do trabalho. O objetivo deste trabalho é compreender o ofício e atividade de professores de uma universidade pública em um campus estruturado a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). De acordo com a Clínica da Atividade, o ofício é constituído por quatro dimensões: pessoal, que diz respeito ao estilo profissional; interpessoal, que engloba as relações com os pares, chefias, dentre outras; impessoal, que está relacionada aos aspectos da estruturação do trabalho, da tarefa prescrita e da infraestrutura; e transpessoal, que constitui um conjunto de regras implícitas construídas pelo coletivo de trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas com docentes utilizando imagens mediadoras que representavam elementos do contexto laboral. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo construtivo-interpretativa. Dentre os resultados, observou-se a invasão do tempo livre e do ambiente doméstico por atividades da universidade. A pressão relacionada ao cumprimento de tarefas e de prazos e à produtividade acadêmica também foi citada. A satisfação no trabalho foi associada à boa relação com colegas e gestores. O desgaste da voz foi avaliado como decorrente de problemas estruturais nas salas de aula. O excesso de demandas com curtos períodos para serem resolvidas eram fontes de estresse e repercutiam em esgotamento físico, psíquico e emocional. Esta investigação possibilitou compreender as repercussões da expansão universitária, tratando o contexto de trabalho de maneira ampla e considerando vários aspectos do fazer docente na universidade. Agradecemos à UFC pela concessão da bolsa de Iniciação Científica voluntária.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXXIX Encontro de Iniciação Científica
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