Luto na perspectiva da Terapia cognitivo-comportamental: uma revisão da literatura

Autores

  • Antônia Beatriz Torres Viana
  • Amanda de Freitas Melo, Francisco Luan Vasconcelos Albuquerque, José Giliarde de Carvalho, William Caetano Ferreira
  • Rodrigo da Silva Maia

Resumo

O luto é uma vivência subjetiva associada a perda de um ente próximo que traz mudanças cognitivas e comportamentais. Por vezes, o indivíduo carece de apoio para o enfrentamento dessa experiência, o qual pode ser ofertado por meio da psicoterapia. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma psicoterapia que foca suas intervenções na reestruturação de pensamentos e comportamentos disfuncionais, apresentando protocolos para auxiliar clientes em casos de luto. O objetivo deste estudo é caracterizar a produção científica sobre a terapia cognitivo-comportamental no manejo do luto. O presente estudo é uma revisão de literatura. A busca foi realizada em dezembro de 2020, nas bases de dados SCIELO, PEPSIC e LILACS. Na busca por artigos, utilizou-se a expressão: ("terapia cognitivo-comportamental" OR "terapia cognitiva comportamental" OR "terapia cognitiva") AND (luto OR "terapia do luto" OR enlutamento). Foram selecionados artigos que contemplassem, no título ou resumo, pelo menos duas palavras chaves relacionadas ao tema da pesquisa. Os dados da revisão foram analisados por meio de análise descritiva e temática. Foram identificados cinco artigos; destes, quatro tratam-se de estudos de caso, que utilizaram testes psicológicos para medir a efetividade da intervenção, e uma revisão de literatura, a qual apresenta as teorias e técnicas utilizadas no cenário psicoterapêutico relacionados a demandas de luto. Os artigos foram publicados entre os anos de 2010 e 2016. No que tange ao periódico de publicação, 2 encontram-se divulgados no periódico Archives of Clinical Psychiatry, 2 estão disponíveis na Revista Brasileira de Terapias Cognitivas e 1 artigo está publicado na Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Esta revisão demonstrou que há limitações devido à escassez de estudos e de padronização para lidar com os casos específicos e como sugestão recomenda-se um incentivo para que os terapeutas cognitivo-comportamentais foquem na pesquisa sobre o tema.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXXIX Encontro de Iniciação Científica