Manejo da doença cárie em tempos de COVID-19: implicações no atendimento odontopediátrico
Resumo
Há mais de um ano, o mundo foi informado do primeiro caso de infecção causado por um vírus até então desconhecido, o novo coronavírus (SARS-CoV-2). A partir disso, a pandemia do COVID-19 trouxe gravíssimas consequências, principalmente na área da saúde. A grande e rápida disseminação do vírus afetou fortemente a prática odontológica, sobretudo a área de Odontopediatria. Desde então, procedimentos minimamente invasivos para tratamento de lesões cariosas tem sido fortemente recomendados. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre a Odontologia de mínima intervenção no atendimento odontológico infantil durante a pandemia do COVID-19. Uma busca na literatura na base de dados Pubmed foi realizada com as palavras-chave “covid-19” e “dental caries”. Um total de 13 artigos foram identificados, dos quais 6 artigos foram selecionados. A prática de intervenções minimamente invasivas têm diversas características positivas como recurso terapêutico de lesões de cárie durante a pandemia do COVID-19. Na Odontopediatria, dada a proximidade física necessária para a execução dos procedimentos e uma frequente exposição à saliva, sangue e outros fluidos corporais, o atendimento é cada vez mais desafiador, uma vez que crianças podem tossir, espirrar e chorar, gerando mais aerossóis quando comparados ao tratamento em adultos. Diante disso, a Odontologia de mínima intervenção é uma excelente alternativa de tratamento, já que são procedimentos de rápida execução, têm alta eficácia na paralisação da lesão cariosa, grande capacidade de remineralização dos tecidos dentários, além de, em sua grande maioria, não necessitar do uso de instrumentais que geram aerossóis, tornando o ambiente clínico mais seguro. Portanto, cabe ao odontopediatra atualizar-se diante de tantas mudanças que permanecerão no dia-a-dia do tratamento odontológico infantil, buscando sempre proporcionar um atendimento seguro e de qualidade.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXXIX Encontro de Iniciação Científica
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