Não à "Vida Maria": Contextos de Superação e a inserção de jovens pobres na Universidade Pública
Resumo
O ciclo vicioso da pobreza atinge uma grande parcela da população e impossibilita ou dificulta a modificação de uma série de fatores socioeconômicos de várias famílias. O ingresso no ensino superior, então, aparece muitas vezes como única alternativa capaz de modificar a dimensão social e financeira de todo um ciclo familiar, sobretudo aqueles que sobrevivem em condições vulneráveis e cujas mães aparecem enquanto provedoras do lar, fazendo com que a educação se torne representativa não apenas de cidadania, mas também de melhores condições de vida. A partir disso, esse trabalho tem como objetivo conhecer os fatores que contribuíram para a inserção na universidade pública de jovens filhos e filhas de mães pobres e provedoras. Para tanto, foram entrevistados 27 discentes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Os mesmos eram beneficiários de algum tipo de programa assistencial oferecido pela instituição e foram rastreados com o apoio da Assistência Estudantil da UFC – Campus Sobral. Também foram entrevistadas 7 mães de discentes, número inferior devido à grande recusa em contribuir com a pesquisa e por conta da dificuldade de locomoção dos participantes até a residência dessas matriarcas. A análise de dados foi feita com o apoio do software IRAMUTEQ e da Análise de Discurso. A pesquisa revelou que a universidade aparece enquanto um projeto de vida para esses jovens, que veem no ensino superior uma oportunidade de romper com o ciclo hereditário de pobreza. As mães dos discentes representam o novo passo dado por seus genitores também enquanto uma conquista pessoal, diante dos desafios sociais impostos pela condição de ser uma mulher provedora de seu lar. Conclui-se que a educação ainda aparece como único caminho possível para diversas famílias na tentativa de alçar melhores condições de vida e socioeconômicas, e que a universidade emerge enquanto oportunidade de realização de sonhos e de transformação social.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXXIX Encontro de Iniciação Científica
Licença
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