OS DILEMAS E ENCANTOS DA ESCRITA ACADÊMICA: A EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Roniel Sousa Damasceno
  • Francisca Denise Silva Vasconcelos

Resumo

A inserção no campo da escrita científica descortina para nós estudantes novos espaços dentro do percurso de formação universitária, através dos quais nos colocamos como sujeitos ativos no processo de tornar-se cientistas. Este trabalho propõe o debate e apresenta os dilemas e encantos da escrita acadêmica, produto de vivências na redação de um artigo científico. Trata-se de um relato de experiência fruto dos caminhos de iniciação científica oportunizado pelo projeto de pesquisa intitulado “Não à ‘Vida-Maria’: Contextos de superação e a inserção de jovens pobres na Universidade Pública” vinculado ao Laboratório de Estudos das Desigualdades & Diversidades (LAEDDES) e ao curso de Psicologia, com fomento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará (PIBIC/UFC). Nessa experiência, se percebeu como o ato de escrever está imbricado com o lugar histórico-social dos sujeitos que escrevem, de modo que nossas vivências desvelaram as contradições que permeiam o academicismo, mostrando o quanto há um enrijecimento no modelo de produção científica. Este que torna os materiais histórico-científicos como produtos alheios às singularidades linguísticas e locais dos sujeitos que fazem pesquisa, com vistas a responder ao mito da neutralidade científica e à despersonalização desses sujeitos. Nossa escrita, a qual esteve implicada com nossas singularidades e à dos informantes de pesquisa, travou resistências e conformismos, desde os medos ocasionados pela padronização das exigências dos periódicos de publicação, causando idas e vindas constantes em nossa redação. Aos encantos do se reinventar nesse processo, através da tomada de atitude coletiva na escrita, demarcando, desse modo, nosso lugar no que escrevíamos. Finaliza-se apostando no caráter de inacabamento tanto do ato de escrever como da ciência, ao perspectivar que esses dois processos histórico-sociais se constituem por sujeitos que se comprometem com pessoas e situações concretas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXXIX Encontro de Iniciação Científica