Relato de experiência dos bolsistas de iniciação científica do Grupo de Pesquisa - Pesquisamus: Estratégias utilizadas para manter os encontros durante isolamento social dado à pandemia do Covid - 19
Resumo
O presente trabalho destina-se a realizar um relato de experiência dos bolsistas de Iniciação Científica (Funcap e CNPq) e um breve resumo sobre o Grupo de Pesquisa em Educação, Artes e Música - PesquisaMus. Além de obter cooperação internacional, interagindo com a Universidade Federal de Toulouse (França), e com o Laboratório de Pesquisa em Percepção Auditiva e Didática Instrumental (LARFADI) da Universidade Laval (Canadá), o grupo também se faz composto por uma equipe de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como pesquisadores nacionais e internacionais. Devido às complicações presenciadas pelo Brasil e o mundo em decorrência da pandemia ocasionada pela COVID-19, a comunidade acadêmica precisou elaborar estratégias, a fim de atenuar os prejuízos educacionais previstos pelo corpo gestor. Nesse sentido, o grupo de pesquisa PesquisaMus também se submeteu às novas exigências administrativas, as quais deveriam ocorrer em modalidade remota. Um novo planejamento foi construído, objetivando a continuação das atividades realizadas de maneira presencial, a exemplo das reuniões semanais dos bolsistas com o orientador responsável dos respectivos subprojetos em andamento, as quais passaram a ocorrer de forma remota. Tendo em vista esse cenário, houve também uma convenção acerca da assiduidade e frequência das postagens no site do grupo, bem como a publicação de materiais na plataforma do Youtube, das newsletters no e-mail e nas demais redes sociais. Evidentemente, algumas dificuldades técnicas surgiram durante esse processo transitório, como foi o caso da conexão com servidores de internet dos participantes, sendo essa uma realidade recorrente durante o período supracitado. Apesar das intercorrências, pode-se afirmar que as atividades se deram de forma contínua, bem como houve o cumprimento da rotina de trabalho estabelecida, viabilizando, dessa forma, a conclusão das demandas próprias da dinâmica do grupo. Nossos agradecimentos ao órgão financiador FUNCAP e CNPq.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXXIX Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.