TEMPOS DE RESSIGNIFICAR A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Normanda de Almeida Cavalcante Leal
  • Geison Vasconcelos Lira, Jhulia de Aguiar Polleze, Iana Lia Ponte de Melo, Wallace Osmar Aguiar Ferreira
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo

O estágio supervisionado à docência é uma excelente estratégia de formação para futuro de docentes, e se dá através da heterogenicidade inerente as atividades do processo formativo Estas atividades se desenvolvem de forma teórica e prática capaz de agregar para a formação. Entretanto, o cenário da COVID-19, modificou a forma tradicional do processo formativo, ou seja, os docentes tiveram que buscar estratégias e ferramentas para exercer o ensino remoto e minimizar os impactos que a pandemia impôs da educação básica ao ensino superior. Assim, objetiva-se compartilhar a experiência referente ao ensino remoto realizado pela mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC). O caminho metodológico se deu através do primeiro contato com a professora responsável pela disciplina “Investigação e projetos em saúde coletiva”, ofertada para o primeiro semestre do curso de graduação em medicina da UFC, após a leitura do plano de aula, onde apresentam-se temas relevantes a saúde coletiva e formas de como as aulas remotas, por meio de plataformas digitais, iriam acontecer. Como mestranda tive a oportunidade de ministrar a aula “medidas de ocorrências de doenças e óbitos” com enfoque maior sobre a prevalência e incidência da COVD-19, que além da relevância do tema, pode-se trazer discussões atualizadas. Neste formato online, onde a fragilidade de contato é latente, a reconstrução da prática foi precisa para potencializar a interação. Experienciar este modo lecionar foi de grande importância para a formação enquanto mestranda, no sentido de vivenciar a construção destas novas tecnologias de ensino que requer do futuro docente as habilidades de ser reflexivo, investigador, inovador e sensível para esta nova ótica de como construir o conhecimento. Neste sentido, a experiência possibilitou perceber que o processo pedagógico online, apesar de novo, está sendo construindo por vários autores e, ao mesmo tempo que se ensina, se aprende.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIII Encontro de Docência no Ensino Superior