A Música no Currículo Escolar da Rede Municipal de Ensino de Sobral: uma pesquisa de levantamento
Resumo
Esta pesquisa teve como intuito realizar um levantamento das condições de implementação da educação musical no currículo escolar da rede municipal de ensino de Sobral-Ce, tendo como foco central de observação as demandas de infraestrutura disponíveis para o desenvolvimento das atividades de educação musical no cotidiano das escolas e, também, as características relativas ao nível de formação dos professores de Arte que atuam nas escolas municipais de Sobral. A presente pesquisa tem como pergunta de partida o seguinte questionamento: Qual a influência dos aspectos de infraestrutura e do nível de formação dos professores no desenvolvimento das aulas de Artes/Música na rede de ensino municipal de ensino de Sobral-Ce? Portanto, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar e analisar os aspectos de infraestrutura e de formação dos professores de Artes no desenvolvimento das aulas de Música na rede de ensino municipal de ensino de Sobral-Ce. Além disso, a presente pesquisa possui como objetivos específicos: a) identificar a existência de uma sala de aula específica ou laboratório destinado às aulas de Artes/Música; b) caracterizar quais e quantos instrumentos musicais e equipamentos existem nas escolas participantes e; c) verificar o nível de formação do professor de Arte. Este trabalho tem como universo amostral de pesquisa a observação de escolas, localizadas na sede e distrito do município de Sobral, tendo como parâmetro investigativo a análise dos depoimentos das entrevistas elaboradas com onze professores lotados como professores de Artes vinculados à Seduc Sobral. Como resultado, espera-se que a pesquisa contribua para compreensão do panorama local acerca do ensino de música nas escolas da rede de ensino municipal da cidade de Sobral e, também, elabore ações e propostas para o fortalecimento da Música no contexto escolar.
Publicado
2021-01-01
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
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