A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior e a contribuição da psicologia
Resumo
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SE FAZ NECESSÁRIA EM TODOS OS TIPOS DE AMBIENTES VISANDO GARANTIR OS DIREITOS DE ACESSIBILIDADE. NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR AS AÇÕES VOLTADAS PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA ESTÃO PROGRESSIVAMENTE FOCANDO NA ATENÇÃO INDIVIDUAL DESSE ALUNO. O PSICÓLOGO TEM UM PAPEL IMPORTANTE NESSE PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E ACOLHIMENTO. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, NO CONTEXTO DAS ATIVIDADES NA BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA(BIA), DESENVOLVIDAS NA BIBLIOTECA. NO INÍCIO DAS ATIVIDADES FOI OFERTADA AOS BOLSISTAS UM CURSO SOBRE ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS, PELA SEÇÃO DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC. DESSA EXPERIÊNCIA E DAS ATIVIDADES DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS, SURGE O INTERESSE DE ESTUDAR A TEMÁTICA DA INCLUSÃO. PARA REALIZAR ESSE ESTUDO UTILIZOU-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER DESCRITIVO, NA QUAL FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO NA BASE DE DADOS: GOOGLE ACADÊMICO EM LÍNGUA PORTUGUESA, COM CONTEÚDO PERTINENTES À ESSA TEMÁTICA.OS RESULTADOS PARCIAIS DEMONSTRAM QUE A PSICOLOGIA PODE CONTRIBUIR NO ACOLHIMENTO DESSES ALUNOS E NAS ESCUTAS DE SUAS INDIVIDUALIDADES E NECESSIDADES. O APOIO DO PSICÓLOGO FRENTE AO PROCESSO DESDE A ENTRADA NA UNIVERSIDADE NO MOMENTO DE ACOLHIMENTO, PARA SABER QUAIS AS SUAS NECESSIDADES, E ASSIM AGIR JUNTAMENTE A UNIVERSIDADE PARA QUE OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA A PERMANÊNCIA DO ALUNO NA FACULDADE SEJAM ATENDIDOS. A EXPERIÊNCIA NO PROJETO DESENVOLVIDO NA BIBLIOTECA NO ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, POSSIBILITA PERCEBER AS NECESSIDADES DE ESCUTA DESSE ALUNO E DESPERTA A REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE E A CONTRIBUIÇÃO QUE O PSICÓLOGO PODE OFERECER NESSE PROCESSO.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
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