A opinião dos alunos sobre a efetividade do Mentoring como ferramenta de engrandecimento pessoal no curso de Medicina 

Autores

  • José Kenedy Santiago Sousa
  • José Igor de Carvalho Freitas, Italo Ivo de Carvalho Araújo
  • Karine Magalhaes Fernandes Vieira

Resumo

Introdução: O mentoring é um recurso ativo, que auxilia o estudante universitário na transição do ensino médio para o ensino superior através de intervenções de suportes desenvolvimentistas e abrangentes, abordando a troca de experiências entre os alunos. OBJETIVO: Analisar, através das opiniões dos alunos, se há satisfação em relação ao engrandecimento pessoal, a integração e horizontalidade entre a relação professor e aluno, por meio de reuniões entre mentores e mentorandos. METODOLOGIA: estudo transversal, por meio de um questionário no site “Google Forms”. A pesquisa abordou alunos de Medicina que foram mentorandos e aplicada pelos mentores do projeto Mentoring. RESULTADO: Dos 33 entrevistados todos foram mentorandos durante o 1º ao 3º período. Sobre a contribuição do Mentoring como ferramenta de integração acadêmica e social, 66,6% consideraram como “relevante” ou “considerável”. Já sobre a contribuição do Mentoring no processo de adaptação ao ensino superior, a maioria afirmou ser “extremamente relevante” ou “considerável”. Além disso, 36,4% consideraram-no “extremamente relevante” a reunião como ambiente aberto e seguro para exposição de necessidades. Para 69,7% o mentoring foi “relevante” ou “considerável” para melhoria de habilidades relacionais. Quando indagados se houve a aproximação, troca de conhecimentos ou reflexões entre aluno e seu grupo 97% afirmaram que “sim”. Sobre a abordagem que mais chamou a atenção durante a participação no projeto, 75,8% afirmaram que foram as orientações acadêmicas. Após a paralisação das reuniões, 72,7% responderam que não houve mais contato próximo. CONCLUSÃO: percebe-se que o mentoring foi uma ferramenta de satisfação e serviu positivamente para a integração acadêmica e social, trabalhando a adaptação ao ensino superior e habilidades relacionais (permitindo a troca de conhecimentos e reflexões entre o grupo) além de aproximar os estudantes. Porém, após o término das atividades a maioria não teve contato próximo.  

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica