ACORDES PARA A VIDA - EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO MUSICAL COM JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: PRIMEIROS PASSOS
Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar os primeiros passos dados na busca de conhecer os adolescentes em situação de internação em CSE, com quem vivenciamos experiência de educação musical, através do projeto de extensão “Acordes para a vida”. Para tanto, a equipe do projeto, formada por estudantes do curso de Música e sua coordenadora, estabeleceu parceria com o Centro Socioeducativo São Francisco. Foi, então, realizada uma entrevista com o diretor do CSE, a fim de compreender a realidade dos adolescentes, assim como a dinâmica do Centro. A equipe formulou um questionário, a ser respondido pelos 5 participantes do projeto piloto, que se dividiu em três seções: a) a experiencia musical, b) preferências e gostos musicais e c) perspectivas para as aulas e a visão deles sobre a música. O questionário foi aplicado presencialmente, o que permitiu conversar com os adolescentes, assim como realizar uma atividade de apreciação com uma apresentação de sax por um aluno do Curso de Música. Os principais resultados mostram que os adolescentes gostam de música e o motivo, segundo eles, é porque os deixa alegres, animados, os faze refletir e lembrar de seus entes queridos. A maioria nunca fez cursos de música, porém tocam algum instrumento musical ou tentaram aprender a tocar. Os instrumentos de interesse deles são o violão, o teclado, a guitarra e o violino. O gênero musical preferido é o funk, seguido do reggae. De modo geral, percebemos aqui a preferência por gêneros que expressem o sentimento reprimido por eles frente à situação que vivem. Os jovens expressaram, entre outras coisas, que gostariam de aprender música para “mudar os pensamentos”, ou homenagear a mãe tocando para ela. Com base nesses resultados, confirmamos a importância de ouvir as pessoas que participam de um processo educativo. A partir disso, é possível escolher os assuntos/conteúdos, metodologias e traçamos o planejamento das próximas etapas, considerando o interesse dos alunos.
Publicado
2021-01-01
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
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