APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO NA ODONTOLOGIA

Autores

  • Guilherme Henrique Mourão Souza
  • Ialis Cavalcante de Paula Junior
  • Alrieta Henrique Teixeira

Resumo

O avanço tecnológico possibilitou acesso e difusão do conhecimento de maneira exponencial permitindo que a educação superior utilizasse uma gama de recursos digitais como estratégia complementar do conhecimento científico. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) se tornaram aliadas essenciais no processo de ensino-aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior. Dentre as mídias digitais, o podcast é um canal que leva conteúdo informacional do emissor ao receptor de maneira acessível e atualizada. O diferencial dessa mídia é o seu conteúdo ter um caráter sob demanda podendo ser consumido na hora e no dispositivo que o usuário desejar. Além disso, os serviços de streaming permitem que a troca de dados online seja rápida e eficiente. Este estudo buscou trazer uma revisão narrativa sobre a utilização dos recursos fornecidos pelas TDICs na educação em Odontologia, com foco na utilização de Podcasts, nos últimos cinco anos. A busca bibliográfica foi realizada na plataforma Google acadêmico utilizando os descritores: "educação superior"; "odontologia"; "TIC" e "podcast", além de explorar as plataformas de difusão Spotify e Google Podcasts. A busca resultou em 32 resultados onde quatro foram selecionados. As TDIC têm o intuito envolver o discente buscando um melhor desenvolvimento das capacidades, transformando-o em sujeito ativo da informação e fazendo despertar de forma mais efetiva seu mecanismo de assimilação. Os podcasts são fontes informais de informação e se mostram como uma interessante ferramenta que contribui nos processos de aprendizagem podendo ser utilizado como complementação das aulas e transformando a interação de ensino aprendizagem mais lúdica e atrativa. Nesse modelo é respeitado o ritmo individual de cada sujeito enquanto personagem do seu próprio ganho de conhecimento. Gera-se maior independência ao discente e o professor atua como condutor do processo e não o centro de todo conhecimento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica