APOIO ADMINISTRATIVO AO MESTRADO EM PSICOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Marília Vasconcelos Costa
  • Paulo Henrique Dias Quinderé, Kallyne Rose da Silva Rodrigues
  • Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro

Resumo

O Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica (PBIA) tem por objetivo propiciar aos estudantes condições financeiras para sua permanência, mediante atuação, nas diversas unidades da Instituição. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência construído a partir da vivência pessoal da autora referente às atividades administrativas realizadas semanalmente para o Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas.Objetivos: Apresentar um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG) vinculado ao curso de Psicologia da UFC-Campus Sobral, apresenta um curso de Mestrado Profissional, com enfoque na área de Psicologia e Políticas Públicas. Nesse sentido, vem de encontro ao processo de iniciação acadêmica na universidade, posto que os bolsistas aprendem, por intermédio das atividades, como funciona o regimento interno do Mestrado, bem como a sua vinculação às atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso . Outrossim, essa experiência possibilita ao discente compreender o funcionamento do colegiado, da coordenação, bem como das secretarias e comissões. Quanto à interface da vivência acadêmica PBIA e PPG, é uma experiência única e singular para os bolsistas, tanto no âmbito acadêmico, posto que facilita o maior engajamento desses nas atividades estudantis, quanto no pessoal, por meio das experiências que fazem os discentes refletirem sobre novas possibilidades após a graduação. Para além, as funções são dispostas logo após o alocamento, juntamente aos responsáveis pelos projetos, reiterando o compromisso ético e social do PPG, bem como a dinâmica do mesmo.Conclusão: Destarte, é nítido o papel do PBIA no desenvolvimento dos bolsistas, possibilitando uma vivência ímpar sobre o funcionamento acadêmico, que alinha teoria e prática no desenvolvimentos de projetos, pesquisas e extensões interseccionadas com as atividades do curso de Psicologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica