Análise bibliométrica em Economia Política
Resumo
É comum nos depararmos no dia a dia com situações que envolvam economia e, não raro, são discutidos, em muitos segmentos da sociedade, desfechos investigados na literatura de economia política. A economia política moderna objetiva compreender o impacto de regras eleitorais e do arcabouço institucional nos resultados eleitorais, na representatividade, na influência sobre accountability político e nos resultados fiscais observados. Para tanto, utiliza arcabouço teórico de microeconomia e macroeconomia para a construção de modelos que retratem, tão fidedignamente quanto possível, a interação entre políticos, partidos, eleitorado e demias instituições. Apesar de o tema ser de extrema relevância para o próprio desenvolvimento da sociedade, existe uma parcela considerável da população que desconhece ou sente dificuldade na compreensão da economia que, quase sempre, só é aprofundada em trabalhos acadêmicos. Há, portanto, a necessidade de organizar todo esse conhecimento consolidado, gerando análise acessível das informações, de forma a dissemina-las de forma a garantir seu aproveitamento pelo público geral. Partindo desse pressuposto, o projeto objetiva, por meio de revisão sistemática e análise bibliométrica, uma avaliação de resultados da produção científica para uma melhor avaliação sobre a produção intelectual na área de economia política, com respeito a temas abordados, metodologias e dados utilizados etc. A análise bibliográfica é feita a partir da utilização de programas como R, Iramuteq e Open Office, que garantem uma manipulação e apresentação completa dos dados extraídos dos trabalhos científicos.
Publicado
2021-01-01
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.