Análise do perfil de inscritos no Projeto Aprendendo Sobre Filhos (PASF)

Autores

  • Larissa Ferreira Rodrigues
  • Francisco Miranda Barros Júnior
  • Darlene Pinho Fernandes de Moura

Resumo

O Projeto Aprendendo Sobre Filho (PASF) é uma proposta de treinamento parental voltada para responsáveis por crianças de 4 a 7 anos que desejam melhorar sua relação com os filhos. Em treinamentos como estes, a literatura relata a participação frequente de cuidadoras mulheres. Assim, o presente trabalho propõe apresentar uma análise sobre a amostra de inscritos do PASF. Concernente ao perfil dos inscritos, contou-se com uma amostra de 56 responsáveis por crianças entre 2 e 9 anos (M=4,9; DP=1,41), sendo 47 mães (83,9%), 5 pais (8,9%), 3 tias (5,4%) e 1 pessoa (1,8%) com outro tipo de vinculação. A maioria tinha ensino superior completo (67,9%), era casada (53,6%), residente na cidade de Fortaleza-CE (48,2%) com faixa etária entre 24 a 54 anos (M=36,07; DP=7,00). A inscrição para o projeto ocorreu mediante Google Forms e dos 56 inscritos, apenas 10 participaram efetivamente da intervenção, sendo todas mulheres (9 mães e 1 tia). Considerando a amostra de inscritos e aqueles que permaneceram até o final da intervenção, podemos notar a manutenção do dispositivo materno. Zanello (2018) apresenta a noção de dispositivo materno para evidenciar a construção social da maternidade, a maneira pela qual a capacidade de procriar de mulheres é associada com a capacidade de cuidar (maternagem). Tais resultados abrem espaço para a reflexão de como alguns papéis são naturalizados na nossa cultura, sendo o cuidado atrelado à figura feminina. Em suma, foi possível evidenciar a tese de Zanello (2018) acerca do dispositivo materno e do cuidado parental ofertado majoritariamente por mulheres. Portanto, nota-se a necessidade de espaços que favoreçam a participação masculina no exercício da parentalidade, com o intuito de criar estratégias de sensibilização sobre importância dos pais também na criação dos filhos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica