Biblioteca Covid: Uso na Área Médica

Autores

  • João Valdencio Silva
  • Kilvia Helane Cardoso Mesquita

Resumo

Os impactos da pandemia da Covid-19 vão muito além do número de mortes, da rapidez no desenvolvimento de vacinas, dos protocolos de não contaminação e tratamento e dos demais indicadores de saúde. A economia, a geopolítica, os mercados, as profissões, a educação de toda uma geração, a saúde mental dos afetados com as perdas e o isolamento, a mudança de paradigmas com a importância súbita do virtual mudaram e ainda é preciso algum tempo para maturarmos o que é transitório e o que é permanente no pós-pandemia. Neste sentido, o projeto de iniciação acadêmica BIBLIOTECA COVID tem como finalidade construir uma estrutura de acesso virtual, site, fundamentada com rigor acadêmico, construída, discutida e organizada por alunos de diferentes cursos da UFC-Campus Sobral que dará agilidade e suporte a pesquisas, consultorias, aulas e trabalhos de final de curso dos usuários. Na área médica, tem sido possível desenvolver a busca de um apanhado dos estudos mais importantes da medicina baseada em evidências sobre a Covid-19, artigos científicos que tratam das mais diversas manifestações que o vírus pode causar, além do acometimento respiratório, manifestações neurológicas, hematológicas, hepáticas, renais e muitas outras. Em vista da vastidão de sintomas sistêmicos da covid, o projeto busca o aprofundamento em cada área específica, inicialmente abordando a área neurológica com expansão futura para todas as áreas que o vírus engloba, fornecendo uma fonte segura de informações. As principais bases de dados de pesquisa foram utilizadas como Cochrane, Pubmed, Scielo, Lilacs e ScienceDirect, apenas os estudos com rigor metodológico e com resultados estatisticamente significativos estiveram aptos a serem selecionados e dispostos na biblioteca. O site da Biblioteca Covid está em fase de construção e alimentação e seu formato preliminar por área será apresentado nos EU2021.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica