Bioprospecção de produtos naturais com potencial de aplicação na fisiologia reprodutiva feminina
Resumo
Tendo em vista problemas recorrentes relacionados à fisiologia reprodutiva da mulher, como a infertilidade causada por tratamentos de doenças, como o câncer, há a necessidade de investigações acerca da eficiência de tratamentos alternativos. Nesse sentido, o uso de produtos naturais pode auxiliar na manutenção da saúde reprodutiva e fisiológica feminina. A presente investigação tem como objetivo destacar algumas plantas medicinais que estão sendo investigadas e que há evidências da sua função terapêutica (atividade farmacológica) sobre a saúde reprodutiva em fêmeas. Para isto, publicações foram acessadas nas bases de dados a partir do Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Publisher Medline (PUBMED) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), selecionadas nos idiomas português e inglês e utilizando como descritores: “Reproduction” and “Fertility in cancer patients” and “natural products”. Os critérios de inclusão e exclusão foram de acordo com os descritores utilizados; tempo de publicação (2010-2020) e a leitura crítica do título e resumo. Com base nos estudos revisados, foram identificados a Cimicifuga racemosa (black cohosh), Justicia insularis, Morus nigra (amoreira), Moringa oleífera (acácia-branca), Matricaria chamomilla (camomila), Copernicia prunifera (carnaúba) e Anacardium occidentale (cajueiro) e a Piper nigrum (pimenta do reino). As atividades farmacológicas comprovadas destas plantas, incluem ação antioxidante, anti-apoptótica e/ou anti-inflamatória. Dessa maneira, devido aos potenciais terapêuticos, esses vegetais são alvos de investigações acerca da sua possível ação benéfica na fertilidade feminina. Com isso, espera-se que novas pesquisas possam ser produzidas e busquem por plantas de valor farmacológico e suas aplicações à saúde reprodutiva feminina, principalmente no que se refere a manutenção da fertilidade em mulheres acometidas com câncer e que requerem passar por tratamento quimioterápico que causam efeitos adversos no ovário.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.