Criacionices: espaço de arte, educação e expressão subjetiva
Resumo
Este trabalho visa reportar um pouco da experiência, neste primeiro momento, da retomada da ação Criacionices, integrada ao projeto Arte e Educação: espaços para expressão subjetiva e divulgação acadêmica, desenvolvido pela professora Rita Helena Gomes, e submetido ao Programa de Iniciação Acadêmica P-BIA. A proposta surge durante a pandemia, servindo como um espaço de incentivo para expressões artísticas, ponto de refúgio, algumas vezes, para que artistas e anônimos exponham suas artes, mas sobretudo um lugar disparador de inquietações e incômodos. A proposta é não se limitar a expor apenas alguns gêneros artísticos, mas sim, tentar abarcar a diversidade dos formatos usados, pelos sujeitos, para expressão . As criações são exibidas no Instagram do Criacionices, que, neste momento de renovação, emerge com novo layout e tema, ‘A ARTE CUIDANDO DE MIM’, por entender que a arte é um importante meio de cuidado. Cuidado de si e do outro que pode vir a ser afetado pela produção artística. Reconhece-se, porém, que a arte tanto pode servir como alento, como também pode gerar desalento, na perspectiva de provocar rachaduras e desconstruir paradigmas. Nesse sentido, o cuidado vinculado à arte remete às mais variadas interações do sujeito com o mundo. Sob essa perspectiva, considera-se a arte como importante veículo de formação, seja em termos sociais ou educacionais, haja vista sua potência para impulsionar invenções e provocações que compõem e tecem as subjetividades. O projeto conta com duas bolsistas, que se dividem entre site e e-mails, recebendo as criações através de um formulário online, e postagens na rede social do projeto. Além disso, as divulgações acerca do projeto são feitas em grupos de WhatsApp, postagens no Instagram, entre outras redes. Como resultado da retomada do Criacionice e das divulgações, iniciadas no fim de agosto de 2021, o projeto já recebeu 5 novos trabalhos que estão sendo postados, gradativamente, nos espaços virtuais da ação.
Publicado
2021-01-01
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.