DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS REMOTAS

Autores

  • Maria Talita Teixeira da Silva
  • Jessica Vitoria Regia Alves Acario, Marcelo Magalhaes Dias, Jozely Francisca Mello Lima
  • Hilmo Barreto Leite Falcão Filho

Resumo

Os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 transformaram o ensino provavelmente de forma irreversível. O ensino à distância consolida-se como um método eficiente embora com limitações especialmente em países com desenvolvimento tecnológico restrito e uma concentração de renda inapropriada. A adoção do sistema de aulas remotas para se adequarem à nova realidade evidenciou dificuldades especialmente quanto à demanda por recursos e a própria didática para não comprometer a qualidade do ensino. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de recursos audiovisuais para aplicação de metodologias ativas em aulas remotas das disciplinas da área de prótese e oclusão do curso de Odontologia de Sobral da Universidade Federal do Ceará, através de um projeto do programa institucional de Bolsa de Iniciação Acadêmica. Os recursos foram desenvolvidos a partir de ensaios fotográficos e de vídeos da execução de técnicas específicas de reabilitação oral, com edição e manipulação das imagens e inserção de áudios com explicações didáticas sobre o conteúdo e materiais aplicados. Os conteúdos passarão a ser expostos nesse formato e disponibilizados em plataformas como o Google Classroom e SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). A ausência do contato presencial e eventuais dinâmicas dentro das salas de aulas devem ser supridas com o uso de novas tecnologias, de forma a manter o interesse e a participação dos estudantes. Observa-se que a utilização de recursos audiovisuais é um método eficiente na adequação do ensino-aprendizagem à realidade atual, e que o ensino através da criação de mídias audiovisuais é uma forma promissora de fazer com que a prática odontológica seja melhor entendida e vivenciada pelos estudantes. As aulas remotas tendem a se tornar mais dinâmicas, interativas, acessíveis e de fácil absorção consolidando a aprendizagem efetiva, integrando teoria e prática, além de amenizar a defasagem advinda do cenário da pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica