DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IDENTIFICANDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS CURSOS DE ODONTOLOGIA, FINANÇAS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UFC/SOBRAL-CE

Autores

  • Douglas Damasceno da Frota
  • Eveline Andrade Ferreira

Resumo

A Universidade Federal do Ceará - campus Sobral possui um quadro de professores, que em sua maioria, possui formação inicial em bacharelado. Este fato remete à preocupação acerca da ausência/limitação das reflexões relativas ao ser professor e ao sentido de educar, mais exploradas dos cursos de licenciatura. Ao mesmo tempo, traz o questionamento sobre a influência disso na qualidade do ensino no campus. Esse trabalho tem como objetivo identificar os dados de formação dos professores dos cursos de Odontologia, Finanças e Ciências Econômicas da UFC/SOBRAL, com ênfase na sua preparação específica para se tornar docente. Para tanto, foi realizado um levantamento dos professores efetivos, através dos sites dos cursos. Nos cursos de Finanças e Ciências Econômicas, como não havia disponibilidade dos dados nos sites, foi feita uma busca através da plataforma SIGAA. Em seguida, foi feita uma busca nominal na plataforma Lattes-CNPq para levantamento de dados sobre a formação acadêmica dos docentes investigados. Foi elaborada uma planilha contendo as seguintes informações: Nome, Formação (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado), Setores de Estudos e Formação Complementar (com foco na prática docente). Os resultados apresentam dados de 53 professores (32 da odontologia e 21 da Finanças e Ciências Econômicas), os 53 são doutores; 23 dos 53 tem pós-doutorado, sendo a grande maioria da Odontologia; somente 1 tem licenciatura (Finanças/ Ciências Econômicas); e 21 tem alguma formação complementar relacionada à prática docente (10 da Odontologia e 11 das Finanças/ Ciências Econômicas). A partir dos dados obtidos, é possível considerar que todos os professores investigados possuem o mestrado – que em princípio forma “mestres”. Entretanto, cientes de que a pós-graduação strictu senso no Brasil tem se voltado mais para formação de pesquisadores do que de professores, resta a reflexão sobre a influência disso na prática pedagógica e na aprendizagem dos alunos da UFC em Sobral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica