DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IDENTIFICANDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS CURSOS DE PSICOLOGIA E MÚSICA DA UFC/SOBRAL-CE

Autores

  • Layze Barbosa Martins Farias
  • Eveline Andrade Ferreira

Resumo

O corpo docente da Universidade Federal do Ceará- campus Sobral, possui uma grande diversidade no que diz respeito à sua formação. A LDB 9.394/96 exige uma formação mínima em nível de pós-graduação para a docência em nível superior. Muitos professores realizam sua formação para a docência no mestrado – que no Brasil tem se voltado muito mais para a formação de pesquisadores do que de professores, o que pode sugerir uma ausência de reflexões acerca do ser professor e do sentido de educar. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento profissional dos professores dos Cursos de Psicologia e Música da UFC/Sobral, identificando dados de formação dos docentes com ênfase na formação para docência. Foi realizado um levantamento de dados através da Plataforma Lattes-CNPq e dos sites dos cursos através da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Este processo buscou identificar a formação dos professores efetivos da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, sendo apresentados, neste estudo, os resultados dos cursos de Música e Psicologia. No que diz respeito ao curso de Música, dos 13 professores efetivos, 11 possuem doutorado e 12 possuem mestrado, sendo 5 destes com formação em licenciatura. Com relação ao curso de Psicologia, dos 19 professores efetivos, 18 possuem doutorado e todos possuem mestrado. Não foram encontrados dados sobre formação em licenciatura entre os docentes de Psicologia. A partir dos dados preliminares coletados através dessa pesquisa, nota-se que a formação da maioria dos professores dos cursos citados foi realizada em nível de pós-graduação (mestrado e/ou doutorado). Vale destacar que o número de professores com formação inicial em licenciatura encontra-se concentrado no curso de Música, a única licenciatura do Campus até então. Portanto, através dos resultados obtidos, podemos concluir que apesar do alto investimento no nível de educação, ainda não há uma preocupação efetiva com a formação para a docência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica