De Bem com a Vida
Resumo
A evasão de alunos em instituições de ensino superior é um problema recorrente que preocupa as instituições de ensino em geral. Dados indicam que esta evasão nas áreas de Engenharia é ainda maior, sendo a média, na última década analisada, de 55,59% (CNI, 2001-2011). Portanto, a maioria dos alunos que iniciam os cursos, não conseguem concluí-los, seja por motivos acadêmicos, pessoais, familiares e até socioeconômicos. Estas causas se agravaram devido ao momento delicado de pandemia em que nos encontramos. Pensando nisso, o projeto de Bem com a Vida nasceu com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos estudante de Engenharia Elétrica da UFC no campus de Sobral e assim contribuir para sua permanência, de forma a diminuir a evasão do curso. Esse projeto, conta com reuniões mensais com professores e profissionais de várias áreas, compartilhando dicas de como estudar e se preparar para atividades acadêmicas, como ter uma boa alimentação, e momentos que ajudam a melhorar a saúde física e mental dos estudantes. Além de auxiliar na adaptação dos novos alunos ao curso, o projeto busca cumprir também um papel social, transpassando o núcleo da UFC e agindo na Cidade de Sobral, futuramente buscará arrecadação de materiais e sua doação a locais que necessitem. O "De bem com a vida" firmou parceria com o projeto "Circuito aberto”, que conta com um encontro mensal, juntos abordam temáticas de aproximação aluno professor, retorno presencial, avaliação institucional e incentivo a vacinação. Pretende-se então diminuir a distância entre alunos e professores, facilitando o convívio e tornando a experiência mais leve e prática. Tudo isso com o intuito de ajudar no enfrentamento dos obstáculos vivenciados individualmente ou coletivamente, durante todo o curso.
Publicado
2021-01-01
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.