ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO DIRIGIDO EM PATOLOGIA GERAL: UM RELATO DE EXPERIENCIA.

Autores

  • Juan Feliphe Silva de Castro
  • Francisco Victor da Silva Fontenele, João Pedro Lima de Alencar, Ariel Keymesson Souza de Melo
  • Iracema Matos de Melo

Resumo

O estudo dirigido é um método de ensino-aprendizagem que visa promover a independência do aluno em relação ao docente. Tal metodologia tem duas funções principais na sua aplicação: a consolidação do aprendizado pela combinação da explicação do professor com os exercícios fornecidos ao aluno; e a busca pela resolução de problemas por meio de questões em que os alunos possam resolver criativamente e de forma independente, sem a necessidade ativa do professor e incentivando a proatividade. Alem disso, dá a possibilidade aos alunos de desenvolver a capacidade de trabalhar de forma livre e criativa em conjunto com os conhecimentos adquiridos, podendo eles serem aplicados em novas situações, seja em problemas cotidianos da sua vivência ou problemas mais amplos da vida social. Assim, o presente trabalho consiste em um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que objetiva relatar as vivências do bolsista de iniciação acadêmica na construção de um estudo dirigido abordando as nuances e desafios do ensino na disciplina de patologia geral. A construção do estudo se deu durante os meses julho e setembro de 2021 e com aplicação prevista para o próximo semestre acadêmico. O estudo dirigido foi composto por 16 questões sobre o assunto de distúrbios da circulação, assunto que o bolsista já havia concluído na referida disciplina no momento da sua elaboração. O estudo dirigido foi desenvolvido com questões objetivas de múltiplas escolha com 4 itens e questões subjetivas, dispostas em arquivo digital. Essa atividade será disponibilizada aos alunos da disciplina pela plataforma google classroom. Em seguida, haverá um momento de discussão com o bolsista, realizado de forma virtual. É importante ressaltar que o grupo de discussão não ocorreu, pois o bolsista ainda está cursando a disciplina. Conclui-se que o bolsista de iniciação acadêmica teve oportunidade de desenvolver uma atividade de iniciação à docência, que estimulou o estudo e fixação do conteúdo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica