ESTRUTURAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE BUSCA NO PORTAL FORMAMUS

Autores

  • José Airton Batista Ferreira de Sousa
  • Sara Sousa Alves
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

O presente trabalho irá discorrer um relato de experiência do bolsista do Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica (PBIA), enquanto organizador das publicações no Projeto FORMAMUS. Sobre o Projeto FORMAMUS ele está vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação Musical (LAPPEM), do Curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. A justificativa deste trabalho tem como ideias centrais relatar sobre a realização das atividades do bolsista, através de um trabalho de análise, catalogação e gerenciamento das produções científicas e atividades de educação musical que estão disponíveis na Web junto ao Portal do “Projeto FORMAMUS”. A princípio o portal já disponibiliza uma base de dados com mais de 900 publicações, contudo o conteúdo não estava bem estruturado em categorias, existindo uma demora na localização de determinadas publicações, pois o buscador do site não apresentava resultados para as pesquisas em geral devido aos arquivos estarem disponibilizados em forma de conteúdo. Surge daí o seguinte questionamento: como estruturar um buscador no portal Formamus, proporcionando uma otimização para a localização dos resultados? Como resultados alcançados, detectou-se que postagens publicadas em formato de Posts individuais e fragmentados em categorias, resolveria esse obstáculo na busca por uma publicação específica. Além disso, de forma complementar, pretende-se ampliar e atualizar a base de informações que estão compiladas no site até o momento. Por fim, compreende-se que tal proposta auxiliará os diversos profissionais que atuam na área no suporte para conhecimento de referencial teórico com temáticas relacionadas e, também, possibilita que tais agentes encontrem pesquisas e atividades que contextualizam suas práticas ou fundamentem as dificuldades vivenciadas no seu cotidiano de trabalho.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica