FINANÇAS PESSOAIS E EDUCAÇÃO PARA EMPREENDER NA ÓTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
No horizonte da formação para a educação empreendedora, as finanças pessoais seguem a defesa de que a racionalidade não é ilimitada, e que as decisões tomadas levam em conta outros fatores que não estão estritamente econômico, comungando com a ideia de (McClelland,1984). Nessa ótica, este estudo teve como objetivo analisar a percepção de estudantes em relação as finanças pessoais e a educação empreendedora. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados a partir das narrativas de 98 alunos do ensino médio, das escolas EEEP José Victor Fontenelle Filho - Viçosa do Ceará e EEM Joaquim Bastos Gonçalves – Carnaubal, obtidas por meio do grupo de whatsApp e da sala do Meet durante a realização de um minicurso de 30 horas divididas em quatro módulos sobre Finanças Pessoais e Empreendedorismo. Para compreensão das falas utilizou-se o método de análise de conteúdo.Verificou-se que os alunos apresentam conhecimentos prévios técnicos. Existe uma lacuna no compartilhamento de informações sobre economia doméstica, o que leva a falta de entendimento sobre as reais necessidades familiares. “não sei o salário dos meus pais e o valor gasto em casa”.” Somos cobrados a estudar para passar em um concurso público”. Faço artesanato e diariamente enfrento as dificuldades de reconhecimento do meu trabalho”. “Sonho em colocar um negócio online de vendas de maquiagem, mas não conheço fornecedores com preço acessíveis”. “Considero as criptomoedas um investimento seguro”.”A escola oferece dinâmica de como abrir um negócio. “ Essa parte financeira deveria ser trabalhada desde criança nas escolas, não é fácil ter pouco e muita vontade de comprar”. Analisando as falas usando o método snowball sampling ou “Bola de Neve”, conclui-se que os alunos tem conhecimentos, sabe da relevância de planejar para gastar ou investir em um pequeno negócio. A escola dissemina uma prática empreendedora, mas é necessário um trabalho contínuo e conjunto com as famílias.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
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