GRUPO DE ESTUDOS EM REABILITAÇÃO ORAL

Autores

  • Jessica Vitoria Regia Alves Acario
  • Maria Talita Teixeira da Silva, Marcelo Magalhaes Dias, Jozely Francisca Mello Lima, Francisco Régis Brito da Silva
  • Hilmo Barreto Leite Falcão Filho

Resumo

Os impactos da pandemia de COVID-19 no cenário educacional promoveram adaptações como o desenvolvimento de recursos didáticos e metodologias inovadoras, de modo a minimizar os danos para o processo de ensino e aprendizagem. Convenientemente, a adoção do modelo de ensino híbrido, assegurado por medidas rigorosas de controle e prevenção da infecção, tem gradativamente possibilitado o retorno seguro das atividades educacionais habituais. Dentre os maiores desafios deste período, destacou-se a relevância dos componentes práticos da área Odontológica, com a necessidade de desenvolvimento de habilidades técnicas e manuais que, nesse contexto, apresentou-se limitado pelas restrições sanitárias. O presente trabalho visa relatar o aperfeiçoamento de competências técnicas e manuais de estudantes da área de prótese e oclusão, através de um grupo de estudos em reabilitação oral. As atividades foram realizadas através de encontros quinzenais presenciais, no laboratório pré-clínico do Curso de Odontologia do campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará, respeitando-se protocolos de biossegurança. Os estudantes treinaram em manequins com supervisão de um professor da área, discutindo e simulando situações clínicas semelhantes às que estariam vivenciando na clínica concomitantemente. A logística foi organizada pela bolsista do programa institucional Bolsa de Iniciação Acadêmica e os materiais cedidos pela Universidade. Observou-se efetivo engajamento dos estudantes e desenvolvimento de habilidades manuais, reflexivas e participativas, estimulando sua autonomia no processo de aprendizagem e confiança na realização das técnicas. O grupo de estudos revelou-se uma ferramenta importante para o aperfeiçoamento de futuros cirurgiões-dentistas, além de ser um momento de livre construção do conhecimento proporcionando segurança e estímulo à profissão em todos os envolvidos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VI Encontro de Iniciação Acadêmica