GRUPO DE ESTUDOS EM REABILITAÇÃO ORAL
Resumo
Os impactos da pandemia de COVID-19 no cenário educacional promoveram adaptações como o desenvolvimento de recursos didáticos e metodologias inovadoras, de modo a minimizar os danos para o processo de ensino e aprendizagem. Convenientemente, a adoção do modelo de ensino híbrido, assegurado por medidas rigorosas de controle e prevenção da infecção, tem gradativamente possibilitado o retorno seguro das atividades educacionais habituais. Dentre os maiores desafios deste período, destacou-se a relevância dos componentes práticos da área Odontológica, com a necessidade de desenvolvimento de habilidades técnicas e manuais que, nesse contexto, apresentou-se limitado pelas restrições sanitárias. O presente trabalho visa relatar o aperfeiçoamento de competências técnicas e manuais de estudantes da área de prótese e oclusão, através de um grupo de estudos em reabilitação oral. As atividades foram realizadas através de encontros quinzenais presenciais, no laboratório pré-clínico do Curso de Odontologia do campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará, respeitando-se protocolos de biossegurança. Os estudantes treinaram em manequins com supervisão de um professor da área, discutindo e simulando situações clínicas semelhantes às que estariam vivenciando na clínica concomitantemente. A logística foi organizada pela bolsista do programa institucional Bolsa de Iniciação Acadêmica e os materiais cedidos pela Universidade. Observou-se efetivo engajamento dos estudantes e desenvolvimento de habilidades manuais, reflexivas e participativas, estimulando sua autonomia no processo de aprendizagem e confiança na realização das técnicas. O grupo de estudos revelou-se uma ferramenta importante para o aperfeiçoamento de futuros cirurgiões-dentistas, além de ser um momento de livre construção do conhecimento proporcionando segurança e estímulo à profissão em todos os envolvidos.
Publicado
2021-01-01
Seção
VI Encontro de Iniciação Acadêmica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.